Como parar o soluço

Como parar o soluço
Imagem: respuestario.com

A incômoda sensação que provoca o soluço não permite que uma tarefa seja realizada com normalidade. Além de ser aborrecido, é algo que pode incomodar se estiver rodeado de pessoas nesses momentos. E embora nem sempre seja fácil para o soluço, existem muitos truques que lhe ajudarão a se livrar dele de forma rápida e simples. Siga lendo este artigo de umComo e saiba como parar o soluço.

Passos a seguir:
1

O soluço não ocorre ao acaso ou por acidente. Esta incômoda condição aparece quando o nosso diafragma se contrai de forma involuntária, originando espasmos e posteriormente um fechamento das cordas vocais, o que dá como resultado o típico som desta condição: hip!

Algumas das causas mais comuns do soluço são:

  • Comer demasiado rápido ou ingerir grandes quantidades de comida.
  • Consumir alimentos muito condimentados ou picantes.
  • Beber demasiado rápido.
  • O nervosismo e o estresse também podem levar ao soluço.
  • Condições de saúde como uma irritação na garganta, no estômago ou a pneumonia, também podem originar o soluço.

Comer mais devagar, moderar a velocidade de ingerir líquido e controlar o estresse, especialmente no momento das refeições, pode evitar o aparecimento desta condição. Mas, o que fazer quando o temos?

2

Uma forma muito eficaz e rápida de parar o soluço é fazer com que o nosso diafragma se estique, o que evitará que os espasmos continuem. Para isso, pode segurar um pouco a respiração e levantar a cabeça como se quisesse olhar para o teto. Procure esticar por completo o seu pescoço e mantenha-se nessa posição durante pelo menos 20 minutos.

Esta solução costuma ser muito eficaz, mas se a primeira não funcionar, segure novamente a respiração e volte a tentar e verá como desaparecerá!

3

Mudar o ritmo da respiração é também, uma forma tradicional de parar o soluço. Realize inspirações e expirações pela boca de forma constante, mas faça-o sempre sentado pois esta solução poderá causar-lhe tonturas. Não é conveniente fazê-lo durante mais de um minuto.

4

Outro remédio fácil para acabar com esta condição é introduzir o nariz e a boca em uma bolsa de plástico ou papel, inspirando e expirando umas 4-5 vezes seguidos. Desta forma, estaremos a inalar monóxido de carbono que será eficaz, ajudando a acabar com o soluço.

5

Para parar o soluço sem a necessidade de tantos recursos, pode inspirar pelo nariz esticando os braços. Estique-os muito e mantenha a respiração durante alguns segundos, esta solução é tão eficaz quanto aquele que explicamos no passo 2, pois ajudará a esticar o seu diafragma.

6

Ainda que menos conhecido, outro remédio natural para combater o soluço é espremer limão em uma colher de sopa e tomá-lo. A verdade é que é um pouco ácido, mas torna-se eficaz e, no caso de não funcionar à primeira, poderá repetir o procedimento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar o soluço, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.