Partilhar

Como parar o soluço do bebê

Como parar o soluço do bebê

O soluço aparece nos bebês geralmente pela falta de controle do músculo diafragma, já que este ainda não está completamente desenvolvido. Mas, mamães, não se preocupem, pois isso é natural. Os bebês ainda não têm a capacidade de controlar o diafragma, devido também a sua pouca idade. Embora nos pareça incômodo, o soluço não causa dor ou sofrimento na criança. Algumas das causas conhecidas para o soluço são a ingestão excessiva de alimento, a alimentação rápida em que o bebê pode acabar engolindo ar e as mudanças de temperatura. Veja dicas do umComo para parar o soluço do bebê.

Também lhe pode interessar: Como parar o soluço
Passos a seguir:
1

Fazer o bebê mamar sem engolir ar é o melhor jeito de prevenir o soluço. Cuide para que seu filho abocanhe a maior parte da aréola (a parte mais escura do peito), evitando a entrada de ar na boquinha dele. Se você ouvir um ruído ao amamentar, logo no início da sucção, pode ser que a criança esteja engolindo ar. Caso isso aconteça, retire o bebê do peito e recoloque-o conforme as instruções.

2

Mamar devagar também é uma boa forma de evitar soluços. Os bebês não têm esse discernimento, então se você observar que ele está mamando muito rápido e sem pausas, faça as pausas por ele. Retire-o um pouco do peito para que ele descanse e respire e depois recoloque-o.

3

Arrotar pode ser mau visto para os adultos, mas para o bebê é fundamental! E ainda evita ou pode cessar os soluços. Após a mamada, coloque seu filho na posição vertical para facilitar a eliminação do ar pelo arroto. Se ele estiver no berço, soluçando e após mamar, poderá vomitar e até mesmo se engasgar. Então, arrotar é ótimo para parar o soluço do bebê!

4

O uso correto da mamadeira é importante para bebês que a utilizam. Se seu filho soluça com frequência, coloque-o para arrotar mais vezes e faça intervalos entre as mamadas. Usar um bico com orifício adequado para evitar a entrada de ar também é indicado. Outra dica é não deixar a criança mamar completamente deitada.

5

Manter a temperatura estável vai ajudar a não ocasionar soluços. Quando a roupa da criança é tirada em um ambiente com corrente de ar ou há uma mudança brusca de temperatura corporal, ela pode ter soluço. Evite isso e troque seu filho em ambiente com temperatura agradável. Além disso, mantenha o bebê aquecido. O soluço às vezes aparece porque a criança está com frio.

6

Se o soluço do bebê for muito frequente, causando perda de peso e impedindo a criança de comer ou dormir, procure um médico. Geralmente o soluço é algo simples, passa rápido e com essas pequenas dicas, você poderá ajudar seu bebê. Mas, há casos em que o soluço pode ser um sintoma de refluxo gastroesofágico, que acontece quando os alimentos voltam do estômago para a boca. Então, fique atenta e procure o pediatra se notar que os soluços estão atrapalhando o desenvolvimento do seu pequeno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar o soluço do bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como parar o soluço do bebê

2 comentários
Jacqueline Oliveira
Lucy, se tem muito soluço, é melhor levar a um médico.
Lucy dos santos
Meu neto tem 5 anos e tem muito soluço o que fazer. No frio eu agasalho mas e no calor, dou água mas, não adinta, oque faço.

Como parar o soluço do bebê
Como parar o soluço do bebê

Voltar ao topo da página