Como parar soluço imediatamente - Melhores técnicas e remédios

Como parar soluço imediatamente - Melhores técnicas e remédios

O soluço é uma contração involuntária do diafragma que causa espasmos e o fechamento das cordas vocais em que o resultado é o som já conhecido de 'hic'. Apesar de ser um estreitamento involuntário, ele tem causas que desencadeiam essa reação. Dentre as causas de soluço mais comuns podemos destacar comer ou beber muito rápido, alimentos muito picantes ou condimentados, abuso de álcool e até estresse e ansiedade. Já em casos em que os soluços são acompanhados de tontura e fraqueza, pode estar relacionado ao efeito colateral de certos medicamentos. Se você está sofrendo uma crise de soluço, o umCOMO reuniu as melhores técnicas de como parar soluço imediatamente.

10 técnicas para cortar soluço imediatamente

Na teoria, o segredo para acabar com o soluço imediatamente é aumentar o nível de CO2 na corrente sanguínea. E como fazer isso? Existem diferentes maneiras e cada pessoa pode se identificar mais com uma delas:

1. Parar soluço rápido com o pescoço esticado

Essa técnica consiste em uma postura combinada com uma respiração que faz com que o diafragma se estenda de forma que fica mais difícil que os soluços aconteçam:

  1. Olhe para o teto;
  2. Nessa posição, tente esticar o pescoço ao máximo;
  3. Respire normalmente e tente ficar assim por 20 minutos. A tendência é que após esse tempo o soluço tenha passado. Se não, tente novamente ou prove alguma das próximas técnicas.

2. Exercícios respiratórios para parar soluço imediatamente

Sentado, basta inspirar e expirar pela boca prestando atenção em um ritmo constante da respiração. Tente fazer por um minuto ou até que o soluço desapareça. Não é aconselhável repetir este exercício muitas vezes para evitar tonturas.

Outra técnica clássica é prender a respiração. Tente prender a respiração e contar por quantos segundos. Essa contagem ajuda a pessoa a se distrair dos soluços junto com a interferência no fluxo respiratório.

3. Respirar em um saco de papel para soluço?

Sim. Teoricamente o que essa técnica já conhecida consiste é fazer com que a pessoa inspire de volta o gás carbônico já expirado no sangue. De forma que aumenta a concentração de CO2 na corrente sanguínea e consequentemente controla os movimentos do diafragma. Recomenda-se inspirar e expirar no saco de papel de 4 a 5 vezes seguidas.

4. Inspirar pelo nariz de braços esticados

Estique os braços para o alto, como se fosse se alongar e inspire pelo nariz. Mantenha essa posição e respiração por pelo meno 1 minuto

5. Tapar os ouvidos e beber algo para parar soluço persistente

Essa técnica popular costuma funcionar mas requer a ajuda de uma segunda pessoa. Para colocá-la em prática, é preciso tapar os dois ouvidos ao mesmo tempo que toma algo. Para que a logística funcione, o ideal é que a pessoa que tem soluço tape os próprios ouvidos de forma hermética com os dedos enquanto a outra pessoa dá água ou alguma bebida para que a pessoa tome com os ouvidos tapados.

6. Distrair com perguntas

Essa técnica costuma ser mais eficaz para pessoas que querem parar o soluço de alguém. Ela consiste em começar a fazer perguntas para a pessoa com a intenção de solucionar os soluços até que eles cessem com a distração da pessoa que tenta buscar uma resposta para o questionário. Perguntar o que a pessoa comeu nas refeições anteriores e pedir para que ela te mostre o soluço para que você saiba que tipo é costumam funcionar. A pessoa fica preocupada tentando mostrar o tipo de soluço e então ele não vem.

7. Infusões e chás para curar soluço

Menta, tília, canela e cravo são algumas das infusões conhecidas por ajudarem no tratamento do soluço imediato. Recomenda-se consumir uma xícara da infusão no momento da crise e consumir outras duas ao longo da dia. Todas essas infusões têm propriedades digestivas e anti-inflamatória que relaxam o sistema digestivo e respiratório, proporcionando uma normalização da respiração.

Sugestão: Como fazer uma infusão de canela

8. Ingerir alimentos secos

Alimentos secos como pão, por exemplo, estimulam o nervo vago e uma exercitação do aparelho respiratório que podem resultar na parada dos soluços. Apesar de não ser seco, engolir gelo triturado causa o mesmo efeito e também pode ajudar.

9. Gargarejo

Gargarejar também é uma forma de provocar um 'susto' no fluxo normal da respiração e contribuir para a parada dos soluços. Pode ser feito só com água ou com os próprios chás já comentados ou então com uma xícara de água morna e uma colher (chá) de bicarbonato de sódio, que já ajuda a limpar a garganta desinflamar.

10. Limão para curar soluço

O limão no organismo tem um efeito de anti-ácido que pode funcionar bem principalmente quando o soluço está relacionado à má digestão ou gases. Ele pode ser consumido naturalmente (chupando meio limão) ou simplesmente espremer um limão em uma colher e tomar este suco.

Remédio de farmácia para soluço

Os remédios de farmácia para soluço persistente devem ser prescritos por um médico já que eles devem tratar a causa dos espasmos. Um soluço é considerado persistente quando ultrapassa 48 horas. Muitas vezes o diagnóstico destes casos são problemas como refluxo, faringite, úlcera estomacal, pneumonia, meningite, dentre outros.

Sendo assim, o caminho para a cura do soluço com medicamentos é diferente para cada caso. Anestésicos, corticoides e ansiolíticos são algumas das possibilidades que um médico pode receitar.

Quando o soluço não desaparece

Se você já tentou de tudo e o soluço persiste, pode ser sinal de um problema mais grave do que uma alteração no diafragma. Se além dos soluços há também sintomas como vômito, dor de cabeça, alterações visuais é importante considerar a possibilidade de algum transtorno do sistema nervoso central. Quando é acompanhado de sede exagerada pode ainda ser sintoma de diabetes ou indicar algum problema que cause o desequilíbrio entre sais e água no sangue.

De qualquer forma, soluço persistente, ao contrário do que muitas pensam, requer investigação e acompanhamento médico.

Soluço pode matar?

Não existem relatos médicos oficiais de pessoas que tenham morrido de tanto soluçar. No entanto, o soluço frequente ou persistente pode ser sinal de problemas sérios neurológicos ou gástricos. Se os espasmos não diminuem com as técnicas caseiras e persistem por mais de 48 horas é preciso procurar um médico para investigar a causa.

O que evitar para ter soluços

Se você tem soluço frequentemente e sabe que não está relacionado a nenhum problema de saúde, reavalie seus hábitos e tente evitar:

  • Comer e beber rapidamente
  • Refrigerantes e bebidas gasosas
  • Alimentos picantes e condimentados
  • Abuso de álcool e tabaco
  • Situações estressantes e ansiedade

Leia também: Ter soluço várias vezes ao dia é normal?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar soluço imediatamente - Melhores técnicas e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.