Como planejar uma gravidez

Como planejar uma gravidez
Imagem: blog.selecoes.com.br

Depois de muito tempo esperando pelo momento ideal, você decide que é agora que irá finalmente ficar grávida e aumentar sua família! Ficar grávida é uma responsabilidade, por isso aconselhamos que não tome a decisão de um dia para o outro, pois a gestação implica mudanças em si e na sua vida, que serão ainda maiores após o parto, e é necessário ter condições para receber um bebê. Você está pronta para isso? É importante fazer-se essa questão e refletir acerca dela, a sós e com o seu companheiro. Se a resposta é "Sim, estou preparada!", continue lendo este artigo umComo.com.br e saiba como planejar uma gravidez, para que tudo corra pelo melhor.

Passos a seguir:
1

Faça uma avaliação geral da sua vida. Engravidar não deve ser uma decisão egoísta, pois você estará pondo em causa a vida de um segundo ser, que necessita de condições especiais para crescer bem. Não existe nenhuma fórmula secreta que lhe diga que o homem com quem está agora é a melhor pessoa com quem ter um bebê, ou se este é o momento ideal para a concepção, no entanto avalie os vários aspetos que influenciarão a gravidez: condições financeiras, situação familiar, situação profissional e seu estado de saúde. Durante a gestação e após o nascimento do bebé essas serão as variáveis que irão pesar mais no equilíbrio e estabilidade necessárias nesta fase da sua vida.

Imagem: meubebebem.com.br
2

Consulte seu médio. Se você está decidida em avançar com a gravidez, não se precipite e marque uma consulta pré-concepcional. Isto é super importante para perceber se você se encontra nas condições ideais de saúde para engravidar, se será necessário tomar certas providências ou se é melhor adiar um pouco. Vá acompanhada do futuro pai de seu filho, já que provavelmente ele terá de fazer exames também.

Imagem: diariodeumaaguardante.blogspot.pt
3

Mude seus hábitos. Para que seja mais fácil engravidar e também para que a gravidez corra bem, será necessário mudar alguns dos seus hábitos. Isso é especialmente importante se você for fumadora, adepta de dietas, frequentadora assídua de baladas ou beber muito café. Abdique desses hábitos em prol da saúde de seu bebé e da sua própria saúde. Além disso comece colocando em prática uma alimentação mais saudável e amiga da gravidez, procurando comer cerca de três porções de verduras e hortaliças por dia, juntamente com duas porções de fruta. Durante dois a três meses antes de tentar engravidar, tome ácido fólico para ajudar no desenvolvimento fetal.

Imagem: saude.terra.com.br
4

Prepare o espaço. Ao mesmo tempo que segue os pontos acima referidos, comece pensando acerca do espaço no qual o bebê será recebido. Se você vive numa casa com muita gente, o mais indicado é começar planejando se mudar para um ambiente mais calmo, pois o bebê precisará disso nos primeiros meses. Se ainda não vive com seu companheiro, é a altura ideal para o fazer. Por outro lado, se vocês já vivem juntos, reflita acerca do espaço de que dispõe: será que é suficiente? Não será preferível ir para uma casa maior? Tome todas as decisões antes de estar grávida, pois assim evitará estresses e atrasos inesperados.

Imagem: refon.com.br
5

Exercite-se. O exercício físico é importante em qualquer fase da nossa vida, mas ainda mais se você está planejando uma gravidez. Isso será útil para diminuir os níveis de estresse e ansiedade que possam surgir devido às tentativas de engravidar, para você se tornar mais saudável, reforçar a musculatura, conseguir um peso adequado e também como iniciação aos exercícios durante a gravidez. Evite os esportes de contato e dedique-se à caminhada, exercício aeróbicos, pilates e hidroginástica três ou quatro vezes por semana. Se não tiver hábitos de exercício, comece aos poucos, preferindo as escadas ao elevador e utilizando a bicicleta para se deslocar.

Imagem: barrigalisa.pt
6

Comece tentando. Agora que conhece todos os cuidados que antecedem a gravidez, está na hora de começar a tentar engravidar! Você e seu companheiro devem deixar de usar contraceptivos e não se preocupar muito com o timming, pois pode levar alguns meses até que seu ciclo menstrual fique regularizado e pronto para gerar um bebê. Vá marcando no calendário o primeiro dia das suas menstruações, de forma a que mais tarde possa contar as semanas da gravidez do modo certo e pratique sexo durante seu período fértil. Deverá fazer uma pausa de um ou dois dias entre cada relação sexual, para manter a qualidade do esperma, e estar atenta aos sintomas da gravidez.

Imagem: pregprep.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como planejar uma gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Consulte frequentemente um ginecologista ou obstetra desde o período em que planeja engravidar até ao nascimento do bebê, para se assegurar de que está tudo bem consigo e com o feto.