Partilhar

Como poupar e preservar água

Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como poupar e preservar água

Em 2014 o Estado de São Paulo enfrentou o verão mais quente em sete décadas, o que levou o nível do reservatório da cantareira para cerca de 14%, o mais baixo desde a criação do mesmo, em 1974. O governo em uma reunião com algumas entidades responsáveis pela água e por situações anti-crise calcularam que até junho o nível da cantareira pode se esgotar, o que gerou uma serie de medidas para evitar que isso acontecesse, em parte podemos dizer que a culpa pode ser do governo, do clima, da sabesp, mas a verdade é que apontar culpados não trará soluções. O que podemos fazer, ou melhor, o que devemos fazer, é economizar água. Confira a seguir uma série de dicas para poupar e preservar água de forma simples.

Também lhe pode interessar: Como reaproveitar água
Passos a seguir:
1

Fechando as Torneiras: Provavelmente você já deve saber que torneira pingando é sinal de desperdício de água e, por mais que pareça irrelevante a quantidade que escorre de gotinha em gotinha, à longo prazo, o gasto é alarmante. Alguns dados: uma torneira mal fechada gasta por hora cerca de 1,8L o que em um ano, resulta em 15 mil litros de água limpa e tratada jogada fora (não apenas a água, mas o seu dinheiro também).

Como poupar e preservar água - Passo 1
2

Reduzindo o tempo de banho: 10 a 15 minutos são mais do que suficientes para tomar um bom banho, lembrando de desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo ou cabelo, ajuda a preservar água e se cada brasileiro reduzisse o tempo de banho em um minuto se economizaria energia suficiente para manter a usina de Itapuí em atividade por 15 dias em sua capacidade máxima. Em dias quentes, utilize o chuveiro desligado ou com temperatura baixa, o custo da água é o mesmo mas preservar energia elétrica é sempre bom e seu bolso agradece.

3

Não use a mangueira para limpar a calçada: É verdade que varrer a calçada da mais trabalho e talvez consuma mais tempo do que quando se faz com a água, mas a quantidade de água que se gasta para lavar a calçada não justifica a ação.

4

Reutilize água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal: A máquina de lavar é um dos aparelhos que mais consomem e desperdiçam água numa residência, você pode colocar um galão na saída de água da maquina para poder armazenar diretamente, a água já esta "embebida" com sabão que fui utilizado na limpeza das roupas, tornando a bem útil para lavar o quintal.

Obs: Ao lavar suas roupas, procure acumular o suficiente para atingir a capacidade máxima da sua máquina, com menos lavagens se poupa mais água.

Como poupar e preservar água - Passo 4
5

Encaminhe o óleo de cozinha: Despejar seu óleo de cozinha no ralo da pia contamina a água que desce pelos esgotos até uma rede de tratamento, cada litro de óleo, por sua densidade pode contaminar até 25 mil litros de água, além de que, o óleo pode entupir os encanamentos . Existem instituições que recolhem óleo de cozinha, por exemplo, a Disque Óleo, se você possui 3 ou mais litros de óleo em casa eles passam para recolher, basta ligar com 3 dias úteis de antecedência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como poupar e preservar água, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Economizar, poupar e preservar a água podem ser assuntos um tanto que chatos e repetitivos, mas é simples e não necessitam de muito esforço, basta um pouco de insistência para que toda a população possa desfrutar de mais alguns anos do uso desse recurso natural finito.

Escrever comentário sobre Como poupar e preservar água

3 comentários
Maria Lucia
Gostaria de comprar tambor com torneira para reutilizamento da agua da máquina de lavar. Voce sabe aonde encontro?
Nicolas Santos
Acredito que venda em lojas de materiais para casa, não vou citar nomes por não conhecer muitas, mas seria por exemplo Leroy Merlin. Ou você mesma pode fazer um, da mais trabalho mas sai mais barato.
Kylie
imperativo saber poupar água!!!
Nicolas Santos
É mesmo Kylie!
Mariana
Obrigado Nicolas!! Muito boas as dicas, vlw!
Nicolas Santos
Muito obrigado Mariana! Continue seguindo o umcomo ;)

Como poupar e preservar água
1 de 3
Como poupar e preservar água

Voltar ao topo da página