Como poupar e preservar água

Como poupar e preservar água

Em 2014 o Estado de São Paulo enfrentou o verão mais quente em sete décadas, o que levou o nível do reservatório da cantareira para cerca de 14%, o mais baixo desde a criação do mesmo, em 1974. O governo em uma reunião com algumas entidades responsáveis pela água e por situações anti-crise calcularam que até junho o nível da cantareira pode se esgotar, o que gerou uma serie de medidas para evitar que isso acontecesse, em parte podemos dizer que a culpa pode ser do governo, do clima, da sabesp, mas a verdade é que apontar culpados não trará soluções. O que podemos fazer, ou melhor, o que devemos fazer, é economizar água. Confira a seguir uma série de dicas para poupar e preservar água de forma simples.

Passos a seguir:
1

Fechando as Torneiras: Provavelmente você já deve saber que torneira pingando é sinal de desperdício de água e, por mais que pareça irrelevante a quantidade que escorre de gotinha em gotinha, à longo prazo, o gasto é alarmante. Alguns dados: uma torneira mal fechada gasta por hora cerca de 1,8L o que em um ano, resulta em 15 mil litros de água limpa e tratada jogada fora (não apenas a água, mas o seu dinheiro também).

2

Reduzindo o tempo de banho: 10 a 15 minutos são mais do que suficientes para tomar um bom banho, lembrando de desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo ou cabelo, ajuda a preservar água e se cada brasileiro reduzisse o tempo de banho em um minuto se economizaria energia suficiente para manter a usina de Itapuí em atividade por 15 dias em sua capacidade máxima. Em dias quentes, utilize o chuveiro desligado ou com temperatura baixa, o custo da água é o mesmo mas preservar energia elétrica é sempre bom e seu bolso agradece.

3

Não use a mangueira para limpar a calçada: É verdade que varrer a calçada da mais trabalho e talvez consuma mais tempo do que quando se faz com a água, mas a quantidade de água que se gasta para lavar a calçada não justifica a ação.

4

Reutilize água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal: A máquina de lavar é um dos aparelhos que mais consomem e desperdiçam água numa residência, você pode colocar um galão na saída de água da maquina para poder armazenar diretamente, a água já esta "embebida" com sabão que fui utilizado na limpeza das roupas, tornando a bem útil para lavar o quintal.

Obs: Ao lavar suas roupas, procure acumular o suficiente para atingir a capacidade máxima da sua máquina, com menos lavagens se poupa mais água.

5

Encaminhe o óleo de cozinha: Despejar seu óleo de cozinha no ralo da pia contamina a água que desce pelos esgotos até uma rede de tratamento, cada litro de óleo, por sua densidade pode contaminar até 25 mil litros de água, além de que, o óleo pode entupir os encanamentos . Existem instituições que recolhem óleo de cozinha, por exemplo, a Disque Óleo, se você possui 3 ou mais litros de óleo em casa eles passam para recolher, basta ligar com 3 dias úteis de antecedência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como poupar e preservar água, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Economizar, poupar e preservar a água podem ser assuntos um tanto que chatos e repetitivos, mas é simples e não necessitam de muito esforço, basta um pouco de insistência para que toda a população possa desfrutar de mais alguns anos do uso desse recurso natural finito.