PARTILHAR

Como praticar meditação budista

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como praticar meditação budista
Imagem: wikipedia.org

A meditação budista é uma prática que ajuda as pessoas a libertarem-se do estresse. Esta técnica de meditação é indicada para aquelas pessoas que estão vivendo uma vida secular, ou seja, que estão cumprindo os seus deveres da vida civil, como trabalhadores, donas de casa e restantes pessoas que estejam envolvidas em diversas atividades. Este tipo de pessoas precisam de paz mental, auto-estima, relações saudáveis e sucesso no trabalho e na vida. Para isso, precisam de aprender a obter controle sobre as suas emoções, para que consigam pensar racionalmente e agir de forma inteligente. Para praticar a meditação budista corretamente pode levar uma vida inteira, por isso comece ainda a hoje a praticá-la para conseguir uma mente aberta. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como praticar meditação budista.

Também lhe pode interessar: O que é um retiro espiritual
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer para iniciar a prática de meditação budista é encontrar um lugar sossegado. Pode ser um espaço dentro de casa ou ao ar livre, como preferir. Uma vez que é iniciante na meditação budista, procure um lugar relativamente silencioso e livre-se de sons externos, como o barulho da tv.

2

Arranje um travesseiro macio para colocar no chão e sentar-se em cima dele. Se quiser, pode adquirir uma almofada de meditação, chamada de zafu que é bastante confortável. Por baixo da almofada, pode colocar um pequeno colchonete, se não quiser ficar com as pernas no chão. Pode colocar à frente da almofada uma mesa baixinha com uma vela acesa e incenso. Isto ajudará a criar um espaço que transmitirá mais tranquilidade.

Como praticar meditação budista - Passo 2
Imagem: espacomistico.spaceblog.com.br
3

Sente-se no seu travesseiro ou almofada de meditação. Pode sentar-se como índio, de pernas cruzadas, de joelhos ou em cima dos seus pés, como se sentir mais confortável.

Como praticar meditação budista - Passo 3
Imagem: beanproducts.com
4

Coloque as suas mãos no seu colo e apoie-as com as palmas viradas para cima, ficando uma mão sobre a outra. As pontas dos polegares devem ficar encostadas uma à outra. Também pode apoiar as mãos sobre os joelhos com as palmas viradas para cima. Se não ficar exatamente nesta posição, não se preocupe, pois no início é apenas importante ficar confortável e relaxado.

Como praticar meditação budista - Passo 4
Imagem: esmas.com
5

Agora feche os seus olhos e comece a respirar fundo e lentamente. Cada vez que inspirar, comece a contar 1,2,3,... quando chegar ao 10 comece novamente. Relaxe todas as partes do seu corpo e concentre-se apenas na sua respiração, sentindo a tensão a ir embora cada vez que expirar.

6

Cada vez que surgirem pensamentos em sua cabeça, sons exteriores ou sentir qualquer sensação, como fome, identifique apenas essa distração e não se concentre nela, deixando-a ir embora.

7

Para começar, pode apenas meditar por cerca de 10 minutos ou menos, o que conseguir. Depois de meditar é importante que se comece a mexer lentamente, solte as mãos, pernas e dedos e abra os olhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como praticar meditação budista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • No início é aconselhável praticar meditação budista num espaço sossegado, mas com o tempo conseguirá praticar meditação em praticamente qualquer sítio.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como praticar meditação budista
Imagem: wikipedia.org
Imagem: espacomistico.spaceblog.com.br
Imagem: beanproducts.com
Imagem: esmas.com
1 de 4
Como praticar meditação budista

Voltar ao topo da página ↑