Partilhar

Como prevenir a arteriosclerose

Por Sara Viega. Atualizado: 4 julho 2019
Como prevenir a arteriosclerose

O endurecimento e rigidez das artérias dificulta a adequada circulação sanguínea em órgãos tão importantes como o coração e o cérebro; esta condição se conhece como arteriosclerose, uma condição que pode comprometer de forma séria o nosso bem-estar desencadeando condições de infarto no miocárdio, isquemia cardíaca ou acidentes cerebrovasculares. Prevenir a arteriosclerose requer mudanças profundas em nosso estilo de vida que nos ajudem a melhorar a saúde de nosso coração e garantir a adequada circulação. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como conseguir.

Também lhe pode interessar: Como prevenir um ataque cardíaco
Passos a seguir:
1

Antes de compreender como prevenir a arteriosclerose, é muito importante conhecer as causas que a produzem, deste modo poderemos identificar aqueles hábitos negativos que podem comprometer a saúde do nosso coração. A rigidez e endurecimento das artérias produz-se devido à formação de uma placa de gordura em seu interior, o que dificulta a passagem do sangue à zona na qual se produz esta condição no coração se é a artéria coronária, o cérebro quando são as artérias carótidas ou as extremidades, se a rigidez se encontra nas artérias periféricas.

As principais causas de arteriosclerose são:

2

Para prevenir a arteriosclerose é necessária uma mudança profunda no estilo de vida que nos permita viver de forma mais saudável, o que não quer dizer necessariamente nos alimentar de forma entediante ou comer tudo sem sabor. Revisar a nossa relação com os alimentos e também os nossos níveis de atividade física é fundamental não só para manter o coração saudável, mas também para garantir o bem-estar geral.

Para começar, deverá moderar a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas como as salsichas, as carnes gordurosas, as frituras, fast-food, os salgadinhos, os doces e os bolos, cujo consumo deve se reduzir ao mínimo possível. Prefira os alimentos com gorduras saudáveis que ajudarão você a cuidar do seu coração.

Como prevenir a arteriosclerose - Passo 2
3

Se sofre de colesterol e triglicérides elevados é hora de dar uma solução a este problema e mudar por completo a sua alimentação se quer manter o seu coração saudável. Seguir uma dieta saudável é importantíssimo e para consegui-lo basta seguir as recomendações do passo anterior e saber identificar adequadamente aqueles alimentos que são nocivos para o nosso bem-estar.

Em umComo.com.br preparamos alguns artigos que seguramente ajudarão você, por isso convidamos você a ler:

Como prevenir a arteriosclerose - Passo 3
4

Os pacientes com hipertensão arterial também correm um alto risco de sofrer de arteriosclerose, por isso realizar mudanças na alimentação que permitam combater esta condição será essencial para evitá-la. Seguir uma dieta com pouco sal substituindo este tempero ao cozinhar sem tirar sabor dos alimentos, e diminuir os ingredientes ricos em gordura será fundamental para prevenir a arteriosclerose e contar com um coração mais saudável.

Como prevenir a arteriosclerose - Passo 4
5

Para prevenir a arteriosclerose e qualquer outra condição cardíaca não basta só vigiar a dieta, deixar de lado o sedentarismo e levar uma vida mais ativa é bastante importante. Incorporar o exercício na nossa rotina diária é fundamental para ter o corpo e mente saudáveis, já que o principal impedimento para levar uma vida saudável é você mesmo.

Se quer deixar de lado o sedentarismo recomendamos a você:

  • Caminhar pelo menos 30 minutos por dia com um passo acelerado.
  • Realizar 45 minutos de atividades cardiovasculares 4 vezes por semana. Pode caminhar aceleradamente, correr, nadar, fazer bicicleta, dançar, ir a aulas de spinning, aeróbica ou qualquer atividade que melhore a circulação sanguínea.
  • Matricular-se em uma academia e assistir a aulas dirigidas, exercício com equipamento e mudar por completo o seu estilo de vida.
Como prevenir a arteriosclerose - Passo 5
6

Deixar o cigarro, pois aumenta as possibilidades de sofrer de doenças do coração, diminuir e controlar os nossos níveis de estresse e ir a revisões cardiológicas frequentes a partir dos 50 anos, especialmente se algum de seus familiares diretos sofrem de condições cardíacas, são outras recomendações importantes para prevenir a arteriosclerose e manter a nossa saúde circulatória.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a arteriosclerose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a arteriosclerose

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir a arteriosclerose
1 de 5
Como prevenir a arteriosclerose

Voltar ao topo da página