Partilhar

Como prevenir a bronquite

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir a bronquite
Imagem: tvimagemnet.com.br

A bronquite consiste na inflamação dos brônquios devido a uma infecção, a doenças como o asma ou um resfriado mal curado, ou à exposição a baixas temperaturas sem a correta proteção. Nem sempre é possível prevenir a bronquite, mas em caso de pacientes com maior risco, como os que sofrem de condições respiratórias, as crianças ou os idosos ou quem tiver tido esta doença anteriormente, é possível tomar algumas medidas para evitar seu aparecimento.

Em umComo.com.br explicamos-lhe como prevenir a bronquite e manter sua saúde respiratória.

Passos a seguir:
1

Sempre que tiver um resfriado, e especialmente se for no inverno ou viver em um clima frio e úmido, é fundamental recuperar-se muito bem da gripe antes de voltar às suas atividades cotidianas.

Aqueles resfriados fortes que vêm acompanhados de tosse e mucosidade abundante costumam ser os candidatos perfeitos para se transformarem em uma bronquite, principalmente quando o paciente não se cuida de forma adequada. Se quiser prevenir a bronquite é fundamental prestar atenção a este aspecto.

2

Se depois de um resfriado você apresentar uma tosse seca frequente que não vai embora, é muito importante prestar atenção nela e procurar um médico em busca de uma solução. Este tipo de tosse é um dos principais sintomas da bronquite, e muitas vezes quando não é curado a tempo pode levar a sofrer desta doença, por isso é importante prestar atenção nele.

3

As pessoas que fumam têm maior risco de sofrer bronquite, já que o tabaco é um irritador dos pulmões. É conveniente deixar de fumar por uma questão de saúde, ou pelo menos evitar seu consumo quando estivermos com gripe, asma ou qualquer outra condição respiratória.

4

Se em seu trabalho você estiver em contato permanente com irritantes pulmonares como o pó, os gases ou ingredientes fortes como a tinta e os solventes, você estará mais propenso a sofrer de bronquite. Por isso, para preveni-la é importante usar sempre máscaras protetoras que impeçam que respiremos estes agentes, desta forma você ajudará a proteger seus pulmões.

5

Durante os meses de inverno é fundamental estar corretamente protegido do frio, isto se aplica especialmente no caso de pessoas mais propensas a desenvolver bronquite, como as crianças e os idosos. Evitar as exposições prolongadas às baixas temperaturas e usar roupa adequada para nos proteger do frio é importantíssimo para prevenir o contágio de resfriados e a bronquite.

6

Se você desconfia que sofre de bronquite é essencial procurar o quanto antes um especialista para um check-up exaustivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a bronquite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a bronquite

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
dorvalina
meu comentário é que esse site é ótimo parabéns
Editor umComo.com.br
Oi Dorvalina! Que bom que você gostou das matérias. Continue acompanhando o umCOMO :)

Como prevenir a bronquite
Imagem: tvimagemnet.com.br
Como prevenir a bronquite

Voltar ao topo da página