Partilhar

Como prevenir a cistite

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir a cistite

A cistite também conhecida como infeção urinária, é um mal que afeta a homens e a mulheres de qualquer idade, embora as mulheres sejam as mais propensas a sofrer desta doença. É uma inflamação da bexiga, que pode ser provocada por uma bactéria, pela umidade ou por outras infeções dos restantes órgãos. De seguida em umComo.com.br mostramos-lhe os sintomas desta doença, o tratamento e a forma de a prevenir.

Também lhe pode interessar: Alimentos para prevenir a cistite

Quais são os sintomas da cistite?

  • Necessidade mais frequente de urinar.
  • Dor e sensação de ardor ou queimação ao urinar.
  • Dores nas costas e nos lados do corpo onde se situam os rins.
  • Modificação da cor da urina.
  • Sangre na urina. Isto acontece quando existe uma grave e avançada infeção.
  • Febre.
  • Calafrios.
  • Irritabilidade devido aos sintomas.

Tratamento para a cistite

O médico receitará antibióticos para tratar a infeção que se produziu, mas antes de receitar algum deverá fazer um antibiograma para tentar detetar a bactéria que originou a cistite. Embora os antibióticos tenham efeito, também pode optar pelos remédios caseiros para a cistite, os quais ajudarão a diminuir mais rápido os sintomas desta doença. Chá de camomila: As suas propriedades desinflamatórias ajudarão a desinflamar a bexiga, deve tomar a infusão várias vezes ao dia.

Bicarbonato: Coloque três colheres de chá de bicarbonato de sódio num copo de água e beba esta mistura duas vezes ao dia.

Unha-de-gato: A infusão de unha de gato também desinflamará a bexiga.

Como prevenir a cistite?

A cistite pode-se prevenir, para isso deve:

  • Beber 2 litros de água por dia.
  • As mulheres devem limpar a vagina de frente para trás, uma vez que se não o fizerem contaminam a vagina com as bactérias do ânus.
  • É recomendável urinar logo após a ter relações sexuais, desta forma eliminam-se as bactérias que se introduziram no trato urinário.
  • Evite reter a urina durante muito tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a cistite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a cistite

Como prevenir a cistite
Como prevenir a cistite

Voltar ao topo da página