Partilhar

Como prevenir a demência senil

Como prevenir a demência senil

À medida que nos tornamos mais velhos, percebemos como nossa memória começa a falhar e já não é tão eficiente como era antes. A capacidade de lembrar começa a apresentar problemas e daí se deriva a doença conhecida como demência senil, caracterizada pela perda de memória, por transtornos do sono, mudanças súbitas de personalidade, problemas psicomotores... Não podemos lutar contra a passagem do tempo, mas podemos sim realizar algumas ações que podem nos ajudar a prevenir a demência senil e que em umComo lhe mostramos para que as possa colocar em prática.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da demência senil
Passos a seguir:
1

Para prevenir a demência senil será muito importante desenvolver diariamente atividades que estimulem a atividade cerebral, para assim manter o cérebro em forma. Como o resto dos músculos, se não o usarmos ele atrofia, pelo qual alguns exemplos do que podemos realizar são: ler livros e jornais, fazer contas, escrever, fazer passatempos... Bem como jogos de memória e sudokus.

2

Deverás também se relacionar com o meio envolvente para que seu cérebro não sofra os efeitos do tempo. Recomenda-se manter relação não apenas com nossos familiares e amigos da vida toda, mas também com outras pessoas, indo, por exemplo, a centros cívicos e sociais. Ali poderemos conhecer gente nova, com interesses e gostos similares aos nossos... e, além disso, exercitaremos assim nossa memória ao ter que recordar caras novas e novos nomes.

3

Será benéfico para a nossa mente o fato de criar hábitos e rotinas, já que ao estabelecer um horário fixo para desenvolver as atividades diárias, exercitaremos a memória e preveniremos a demência senil.

4

Por outro lado, determinados estudos médicos têm demonstrado que o complexo vitamínico B, e especialmente as vitaminas B6, B9 (ácido fólico) e B12, ajudam a prevenir a demência senil. Desta forma, recomenda-se seguir uma alimentação balanceada com especial atenção na ingestão deste tipo de vitaminas.

5

Por outro lado, também será muito importante fazer exercícios regularmente para assim oxigenar o cérebro e favorecer o rejuvenescimento das células e atrasar problemas motores.

6

Em umComo queremos destacar o fato de que nosso médico será quem melhor poderá aconselhar-nos sobre a prevenção da demência senil. Por isso, se você acha que começam a aparecer sinais de demência senil ou algum outro tipo de transtorno cognitivo, você deverá fazer uma consulta médica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a demência senil, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a demência senil

Como prevenir a demência senil
Como prevenir a demência senil

Voltar ao topo da página