Como prevenir a diabetes

Como prevenir a diabetes

A diabetes afeta milhões de pessoas em todo o mundo e caracteriza-se pela insuficiência de produção do hormônio insulina, levando a que estejam presentes níveis elevados de açúcar (glucose) no sangue. A diabetes pode classificar-se em dois tipos, a diabetes tipo 1 e tipo 2, sendo que a primeira tem uma componente hereditária e ocorre em pessoas mais jovens e a segunda é fortemente influenciada pela alimentação desequilibrada e o sedentarismo. Desta forma, a diabetes tipo 2 é possível de ser prevenida com algumas alterações ao quotidiano.

Passos a seguir:
1

Altere os seus hábitos alimentares: Prefira o consumo de fruta e vegetais, aumentando a sua ingestão para mais de 5 porções diárias. Prefira carboidratos mais saudáveis como os cereais e o pão integrais.

2

Evite bebidas açucaradas: Se tiver sede, opte por beber água. As bebidas como os sucos ou refrigerantes são fontes de açúcar de que o seu corpo não precisa. A água com gás é livre de açúcar, pelo que se acrescentar umas gotas de sumo de limão ou um pouco de sumo de laranja, conseguirá uma bebida saudável e com sabor.

3

Não consuma snacks açucarados: Se ingere frequentemente bolos ou bolachas com o seu café ou chá, considere a sua substituição por alimentos mais saudáveis e que lhe forneçam igualmente uma sensação de saciedade. A fruta seca como nozes ou amêndoas podem ser um bom substituto para os seus snacks, para além de serem uma boa fonte de óleos essenciais.

4

Perca peso: Se tiver excesso de peso, as alterações na sua alimentação farão uma boa diferença, principalmente se tem tendência para ingerir alimentos hipercalóricos, com excesso de açúcar ou de gordura. Opte por uma alimentação saudável em vez de fazer dietas, umas vez que estas e os seus resultados podem ser mais difíceis de manter.

5

Faça exercício: Qualquer que seja o seu peso, o exercício é uma parte importante de uma vida mais saudável. Cerca de 30 minutos de exercício por dia fazem toda a diferença por aumentarem o ritmo cardíaco. Para além de prevenir a diabetes, o exercício também tem efeitos positivos na redução da tensão arterial e do colesterol.

6

Faça testes regulares: A melhor forma de conhecer se sofre de diabetes ou pré-diabetes é fazer testes ao sangue que o comprovem. Consulte o seu médico com frequência para que este possa avaliar o seu estado de saúde em geral e despistar quaisquer outras condições de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.