Como prevenir a doença de Chagas

Como prevenir a doença de Chagas

A doença de Chagas é transmitida pela picada de um percevejo infectado com o parasita Tripanosoma Cruzi,, tratando-se de uma doença muito comum em zonas rurais em que os habitantes vivem em choças ou em áreas nas quais há uma grande quantidade de percevejos. Também é muito comum em áreas rurais de América do Sul e América Central, embora tenham sido identificados casos também na Europa. Caso se encontre em uma área de risco, é importante evitar ao máximo a presença de percevejos para garantir a sua saúde, por isso, em umComo.com.br, explicamos como prevenir a doença de Chagas e garantir o seu bem-estar.

Passos a seguir:
1

A doença de Chagas é uma doença que conta com duas fases:

  • Fase aguda: compreende a etapa em que apresenta os primeiros sintomas da doença após a picada do percevejo infectado. Se consultar o médico durante esta etapa e a doença for adequadamente detectada, o paciente será curado sem maiores inconvenientes para a sua saúde.
  • Fase crônica: ocorre quando o paciente não recebe tratamento durante a fase aguda. Podem passar anos até que se apresentem novos sintomas da doença, entre os quais incluem problemas para deglutir, mal-estar digestivo, taquicardia e insuficiência cardíaca que pode conduzir à morte.

A doença de Chagas é um problema que pode pôr em risco a nossa vida. Portanto, é importante tomar todas as medidas possíveis para evitar seu contágio, caso habite ou visite uma área de risco.

2

Os percevejos escondem-se de dia e saem apenas à noite para se alimentarem. Como o sangue humano e animal é a sua principal fonte de alimento, estes insetos procuram habitar bem perto de humanos e animais nas regiões quentes. Seus esconderijos preferidos são os tetos e estruturas de palha, os ocos em paredes e edifícios, os móveis ou objetos empilhados que lhes permitem se refugiar bem, como os colchões ou as partes posteriores do mobiliário.

Diminuir ao mínimo a possibilidade de que estes animais fiquem em seu lar ou nas proximidades é fundamental para evitar a doença de Chagas. Do mesmo modo, é importante vasculhar com frequência a residência em busca desses animais.

Dica: Confira também como identificar o inseto barbeiro.

3

Para prevenir a doença de Chagas e manter os percevejos longe de sua casa recomendamos:

  • Tampar todos os orifícios ou rachaduras que possam existir nas paredes e tetos de sua casa, galinheiros e áreas onde guarde os seus animais, caso os tenha.
  • Substituir os tetos de palha por outros materiais que impeçam que os percevejos se alojem. Este é um bom investimento para garantir a sua saúde e a de sua família.
  • Evitar ter mobiliário, descartes e objetos inúteis empilhados em casa ou nas redondezas. Manter a limpeza e a ordem evitará que os percevejos possam ter um lugar onde se esconder perto de sua casa.
  • Se tiver galinheiros ou animais, é importante instalar os currais e áreas de descanso o mais longe possível de seu lar para evitar que os percevejos se alojem perto de sua família.
  • Os galinheiros, currais e as zonas nas quais esses animais vivem devem ser construídos de preferência de qualquer outro material que não seja palha, por exemplo, arame ou madeira. Caso disponha apenas de palha, recomendamos trocá-la uma vez ao ano.
  • Ventile seus colchões e limpe bem por detrás dos móveis da casa, desta forma poderá identificar facilmente a presença destes insetos.
  • Os percevejos de cama que se alojam nos colchões ou sofás deixam sua impressão: um rastro de fezes muito fácil de identificar. Caso os identifique, deverá agir o quanto antes e trocar os colchões afetados.

Se você identificar percevejos em casa e suspeitar que pode ter contraído esta doença, é importantíssimo ir o quanto antes a um hospital.

4

Além de pôr em prática estas medidas para prevenir a doença de Chagas, é importantíssimo aprender a reconhecer as picadas deste animal e saber o que fazer no caso de encontrarmos percevejos próximos a nós. Para este fim, convidamos você a consultar nossos artigos:

  • Como são as picadas de percevejos
  • Como matar os percevejos da cama
  • Como tratar as picadas de percevejos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a doença de Chagas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.