Como prevenir a doença de refluxo gastroesofágico

Como prevenir a doença de refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma doença que se calcula que uma grande percentagem de população. A doença manifesta-se geralmente por ter uma sensação de acidez e queimação que vai do estômago à garganta.O refluxo gastroesofágico se evidencia também na forma de arrotos ou com a expulsão de gases pela boca e outros sintomas como flatulências e distensão abdominal que devem ser tidas em consideração na hora de prevenir o desenvolvimento da doença.

Passos a seguir:
1

Como prevenir?A perda de peso e a detecção precoce são chaves na prevenção desta doença.

Em relação à perda de peso deve levar um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e combater o sobrepeso e a obesidade com tratamentos solidamente contrastados. Isso é muito importante para a prevenção do refluxo gastroesofágico, já que o excesso de peso aumenta consideravelmente o risco de ter esta doença. Uma doença que frequentemente se complica desencadeando esôfago de Barrett e que acaba derivando em muitos casos em câncer de esôfago.

2

Diferentes estudos médicos demonstram que a perda de peso melhora e previne os sintomas do refluxo e o desenvolvimento da doença. Neste campo, o aparecimento de novas técnicas menos invasivas que a cirurgia tradicional como a cirurgia endoluminal (uma técnica cirúrgica que permite reduzir o estômago por via endoscópica) ou melhoras em técnicas não tão inovadoras como o tratamento da obesidade com balão intragástrico, ajudam o paciente a modificar seus hábitos alimentares sem a necessidade de recorrer a fármacos e permitem perder mais peso do que com outros programas dietéticos.

3

Outra das medidas para prevenir a doença, é a de fazer um exame endoscópico precoce desde que existam sintomas de alarme (isto é, desde que se manifestem alguns dos principais sintomas da doença). O exame endoscópico permite detectar e avaliar o grau de desenvolvimento da doença bem como prevenir a complicação da mesma.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a doença de refluxo gastroesofágico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte sempre seu médico para tratar desta doença ou verificar se você a tem.