Partilhar

Como prevenir a dor nas costas

Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2018
Como prevenir a dor nas costas

Todos nós já sofremos de dores nas costas em algum momento das nossas vidas, pois se trata de uma doença muito comum que pode aparecer por diversas causas, seja por excesso de peso, um tipo de vida sedentária, hábitos pouco saudáveis, fatores hereditários ou como consequência de outras doenças. Apesar de existirem casos onde não é possível evitar seu aparecimento, existem sim certas medidas que podem ser tomadas no dia a dia para reduzir o risco de lesões e para proteger a musculatura desta parte do corpo. Descubra no seguinte artigo de umComo como prevenir a dor nas costas.

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor nas costas
Passos a seguir:
1

O excesso de peso é uma das principais causas de aparecimento de dores nas costas, pois um peso excessivo aumenta a pressão na coluna vertebral e na região lombar. É por isso que os especialistas falam tanto da importância de manter um peso saudável seguindo diariamente uma dieta equilibrada e fazendo exercício físico de forma regular. O consumo de cálcio e vitamina D também é fundamental para ter ossos mais fortes e saudáveis; recomendamos consultar o artigo Alimentos para fortalecer os ossos e incorporar à sua alimentação os ingredientes indicados.

Como prevenir a dor nas costas - Passo 1
2

Como dissemos anteriormente, fazer exercício com frequência é uma medida que ajuda a prevenir dores nas costas, ajudando a exercitar e desenvolver a musculatura. Existem determinados esportes ou modalidades que são muito recomendáveis como, por exemplo, a natação, a ioga e o pilates. Aconselha-se alternar a prática deste tipo de esportes com exercícios localizados que são indicados para melhorar a força e flexibilidade dos músculos das costas e do abdômen.

3

Descansar e dormir bem durante a noite é fundamental para evitar as dores nas costas e no pescoço. Em primeiro lugar, é necessário ter um colchão de qualidade que não seja nem muito duro nem muito mole, com um travesseiro que se adapte totalmente a você. Além de escolher bem estes elementos, você deve modificar sua postura corporal na hora de dormir adotando uma posição fetal ou de boca para cima com uma almofada localizada exatamente sob os joelhos. Ambas as posições são adequadas para manter a coluna vertebral alinhada e para evitar sobrecargas que causem lesões nas costas.

Como prevenir a dor nas costas - Passo 3
4

As diferentes posturas adotadas no dia a dia e durante as atividades quotidianas também são possíveis causas de dores nas costas. É por isso que deve prestar atenção às seguintes medidas preventivas:

  • Manter as costas retas e a cabeça erguida quando caminha ou está de pé.
  • Ao permanecer sentado, manter a região lombar completamente apoiada no encosto e a cabeça e os ombros erguidos.
  • Para levantar um objeto pesado você deve se aproximar dele, flexionar os joelhos e elevar exercitando os músculos das pernas, sem dobrar a cintura.
  • Se tiver que estar muito tempo de pé ou sentado, é importante que uma vez por hora, no mínimo, tente se mover e alongar os músculos das costas.
5

Muitas vezes, a dor nas costas é uma condição temporária mas quando começa a virar uma dor prolongada e constante, é fundamental ir ao médico o quanto antes para determinar a causa e receber o tratamento apropriado. Deverá consultar seu médico principalmente se sofrer de uma dor intensa que não alivia com o descanso, se sente dormência ou formigamento, se as dores aparecerem após uma lesão ou se estiverem acompanhadas de outros problemas de saúde como febre, perda de peso, debilidade, dormência nas pernas, dificuldade ao urinar, etc.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a dor nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a dor nas costas

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir a dor nas costas
1 de 3
Como prevenir a dor nas costas

Voltar ao topo da página