Como prevenir a flebite

Como prevenir a flebite

A flebite consiste em uma inflamação da veia provocada por um trombo obstrutivo. Isto deve-se a uma acumulação dos elementos que circulam pelo sangue, o que produz uma inflamação das paredes externas da veia. São várias as causas da flebite e algumas delas podem ser evitadas realizando-se pequenas ações. Neste artigo de umComo te explicamos detalhadamente como prevenir a flebite.

Passos a seguir:
1

O primeiro fator de risco que deveremos eliminar é o sedentarismo, já que é uma das principais causas da flebite. Caso não seja possível fazer exercício regularmente, deveremos procurar um momento do dia para realizar exercícios que nos ajudem a prevenir a flebite.

2

Para isso, podemos optar por deitar na cama de barriga para cima e pedalar no ar, bem como as pessoas com trabalhos sedentários (professores, pessoal administrativo, etc.) deverão realizar ações que lhes exercitem. Quem precisar permanecer muito tempo sentado, deve levantar-se a cada duas horas e esticar-se ou mexer-se.

3

Por outro lado, as grávidas também deverão fazer ginástica específica, que significa uma grande ajuda para manter a forma e para a preparação para o parto.

4

Em gente jovem, a desidratação por uma sudorese excessiva (esportes, sauna, etc.) não costuma representar um problema; mas em crianças e idosos a desidratação é um processo bastante possível. Na infância, normalmente existe uma atenção ao redor que evita este problema, mas na terceira idade essa perda de água pode -com o aumento da viscosidade do sangue e com a deterioração de toda a árvore circulatória própria do envelhecimento- provocar o aparecimento de um trombo.

5

Entre pessoas jovens não costuma aparecer flebite, salvo de tipo traumático, quase sempre como consequência de uma fratura.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a flebite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.