Partilhar

Como prevenir a gengivite

Como prevenir a gengivite
Imagem: otramedicina.imujer.com

A gengivite é uma das doenças bucais mais comuns. Consiste na inflamação da gengiva e sua não identificação e cura pode levar a outras doenças mais graves, como a periodontite. A causa mais comum da gengivite é uma má higiene bucal, pois esta doença surge pelo aparecimento de placa bacteriana nos dentes. As bactérias penetram nas nossas gengivas provocando uma irritação do tecido gengival e sua consequente inflamação. Para evitar que isto aconteça, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como prevenir a gengivite.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho gengivite
Passos a seguir:
1

Uma higiene incorreta dos dentes pode provocar o aparecimento de placa bacteriana, que acaba formando tártaro e desenvolvendo a doença da inflamação das gengivas. Desta forma, o melhor método de prevenção da gengivite é uma higiene bucal correta.

2

Para isso, é necessário escovar os dentes depois de cada refeição, fazendo movimentos circulares, exercendo um pouco de pressão e incidindo na parte das gengivas. No entanto, isso não basta para prevenir o aparecimento de bactérias e, com elas, a gengivite.

Como prevenir a gengivite - Passo 2
Imagem: oronoticias.mx
3

O uso do fio dental é imprescindível para acabar de eliminar os restos de comida que a escova de dentes não alcança. Por isso, depois da escovação, pegue um pedaço de fio dental e repasse cada um dos dentes.

Como prevenir a gengivite - Passo 3
Imagem: especiales.latino.com
4

Os enxágues bucais são fundamentais para prevenir a gengivite. O mais aconselhável é usar um enxágue antisséptico, com flúor, para reforçar seus dentes e eliminar qualquer resto de alimento, ajudando também a evitar o aparecimento de cáries nos dentes.

Como prevenir a gengivite - Passo 4
Imagem: cepillosdentales.info
5

Outro dos motivos que pode levar ao debilitamento das gengivas é uma má alimentação. A vitamina D é a que mais beneficia e fortalece as gengivas, por isso tome alimentos ricos nela e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Desta maneira sua boca vai estar forte e saudável.

6

O cuidado dos dentes é fundamental para prevenir a gengivite e evitar outras doenças mais graves, como a periodontal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a gengivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

2 comentários
A sua avaliação:
Luiz Antonio Oliveira
Olá. Meus dentes estão caindo; to tentando salvá-los fazendo bochechos com água oxigenada e bicarbonato de sódio. Será que existe algum produto, ou alguma coisa pra evitar que eles continuem amolecendo e caindo?
Silvana
Eu perdir td os meus dentes de baixo e, tambem algum de cima,opior q agora rsta comesando amolecer o dente da frente...

Como prevenir a gengivite
Imagem: otramedicina.imujer.com
Imagem: oronoticias.mx
Imagem: especiales.latino.com
Imagem: cepillosdentales.info
1 de 4
Como prevenir a gengivite

Voltar ao topo da página