Partilhar

Como prevenir a hérnia de hiato

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como prevenir a hérnia de hiato

A hérnia de hiato ocorre, especificamente, quando uma parte do estômago atravessa o diafragma através do hiato, chegando até à cavidade torácica. Esta condição manifesta-se por meio de sintomas como ardor e incômodos na boca do estômago, azia, dores no peito e complicações para engolir com tranquilidade, mas se trata de uma doença difícil de identificar assim que aparece. É por isso que se torna fundamental procurar um médico perante a menor suspeita para fazer os exames oportunos. A fim de prevenir a hérnia de hiato e manter um estado de saúde ótimo, no seguinte artigo de umComo mostramos a você algumas medidas que te ajudarão a evitar os fatores de risco que aumentam as possibilidades de sofrê-la.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da hérnia de hiato
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é conveniente esclarecer que a hérnia de hiato não pode ser 100% prevenida, especialmente quando é consequência de uma anomalia congênita no hiato, isto é, que o paciente nasce já com esta condição, pois é óbvio que torna-se impossível evitá-la. No entanto, há alguns fatores de risco que podem aumentar as possibilidades de sofrer uma hérnia de hiato na idade adulta, pelo que realizando algumas mudanças nos hábitos de vida será possível reduzir estas probabilidades. Mostramos a seguir quais são, tome nota!

Como prevenir a hérnia de hiato - Passo 1
2

O sobrepeso é um dos fatores que aumentam o risco de sofrer uma hérnia de hiato, e, por isso, entre as medidas mais recomendadas para preveni-la encontram-se as ligadas a ter uma alimentação equilibrada e hábitos alimentares saudáveis. É importante que:

  • Você siga uma dieta rica em alimentos alcalinos, isto é, em frutas, verduras, hortaliças, sojas, etc.
  • Evite o consumo excessivo de alimentos gordurosos e produtos ácidos como o chocolate, o álcool, as comidas picantes, o café, etc.
  • Evite as refeições abundantes, sobretudo no jantar, assim você facilitará o processo de digestão e reduzirá a possibilidade de que ocorra refluxo.
  • Faça cinco refeições ao dia que sejam leves e tente comer lento e mastigar muito bem os alimentos antes de engolir.
  • Evite tomar os alimentos quentes ou frios demais, já que isto favorece a irritação.

Com uma alimentação saudável e equilibrada, você conseguirá impedir que os níveis de gordura aumentem e que estes pressionem o diafragma e demais órgãos do abdômen, reduzindo assim as possibilidades de que ocorra uma hérnia de hiato.

3

Inúmeros estudos têm demonstrado que aquelas pessoas que apresentam uma importante deficiência de fibra em sua dieta, são mais propensas a sofrer de hérnia de hiato. A carência de fibra implica condições como a constipação, o que provoca que o paciente realize um esforço contínuo excessivo na zona abdominal na hora de defecar. E esta ação de modo constante pode favorecer a passagem do estômago através do hiato, dando lugar à hérnia. É por isso que se você sofre continuamente de prisão de ventre, será fundamental consumir alimentos ricos em fibra, beber mais água, evitar ter uma vida sedentária e estabelecer horários para ir ao banheiro. Os seguintes artigos podem servir de ajuda para você:

Como prevenir a hérnia de hiato - Passo 3
4

O tabaco, além de favorecer a secreção de ácido gástrico, piora aquelas lesões que ocorrem tanto no esôfago como no estômago, pelo que outra medida recomendada para prevenir a hérnia de hiato seria reduzir o consumo de nicotina ou, melhor ainda, deixar de fumar completamente.

5

Ainda que em menor medida, o estresse também tenha sido relacionado com a probabilidade de sofrer de hérnia de hiato, sobretudo acentuando seus sintomas quando já se sofre dela. Por isso, é fundamental liberar as tensões acumuladas durante o dia através da realização de atividades relaxantes, ou procurar a ajuda de um especialista quando se trata de um sofrimento prolongado no tempo que você não pode resolver por si só.

6

Outras medidas que ajudarão você a evitar o refluxo gástrico para o esôfago, pressões sobre o abdômen e, portanto, lesões deste tipo são:

  • Dormir com um travesseiro alto que mantenha a cabeça levemente elevada e adotar a posição lateral evitando descansar de bruços.
  • Tratar a azia estomacal a partir dos primeiros sintomas.
  • Não fazer exercício físico intenso logo após as refeições.
  • Não levantar objetos pesados demais de forma contínua.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a hérnia de hiato, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a hérnia de hiato

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Antonia
Olà Fiz a cirurgia porque estava sentindo muito peso no estômago apòs as refeicoes..."nunca" tive refluxo... Na mesma cirurgia foi retirada a vesicula... Passaram - se anos e continuo com a mesma sensaćao de peso no edtômago...alem de meu intestino ter ficado muiiito sensivel e tenho diarreias, depois de comer frituras, cremes,etcetcetc fora de casa evito tudo isso... Engim, minha qualidade de vida piorou...e não sou uma pessoa "boa de garfo" como errado e quantidade menos que devia...

Como prevenir a hérnia de hiato
1 de 3
Como prevenir a hérnia de hiato

Voltar ao topo da página