Partilhar

Como prevenir a infecção de urina em crianças

Por Sara Viega. Atualizado: 1 outubro 2018

Muitas vezes são muito difíceis de evitar, mas as infecções de urina em crianças podem ser reduzidas se tomarmos algumas medidas para sua prevenção. Por isso, adultos e e crianças precisam fazer sua parte para tentar lutar contra as causas mais comuns das infecções de urina infantis. Deste modo, se quer saber como prevenir a infecção de urina em crianças, não perca este artigo de umComo onde poderá encontrar diversas recomendações e conselhos para ajudar a reduzir a proliferação de bactérias no trato urinário dos pequenos da casa.

Também lhe pode interessar: Como tratar infecção intestinal
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é fundamental que as crianças bebam água suficiente e outros líquidos ao longo do dia, pois esta é a forma de eliminar os germes e toxinas do organismo. Por isso, devemos fazer eles beberem com frequência, principalmente antes de terem sede, já que este é o primeiro sintoma de desidratação.

2

Da mesma forma, hábitos corretos de higiene também são a melhor medida de prevenção das infecções de urina em crianças. Será necessário que, ao ensinar as crianças a usar o banheiro, falemos sobre a necessidade de limpar bem a região íntima, especialmente no caso das meninas: ensinar a limpar de frente para trás, caso contrário estaremos aumentando o risco de que as bactérias da parte anal cheguem à uretra e causem uma infecção.

3

É imprescindível que as crianças compreendam a necessidade de ir ao banheiro de forma frequente e que nunca devem ficar aguentando a vontade de urinar. Prender a urina na bexiga é muito prejudicial, já que além de evitar que os germes sejam expulsos pode ter graves consequências como o retorno da urina aos rins.

4

Na hora de escolher a roupa das crianças, é importante evitar calças ou meia-calças muito apertadas, já que aumentam a possibilidade de infecções urinárias. Deste modo, as crianças devem vestir roupa solta e frouxa fabricada com materiais de qualidade e, na medida do possível, naturais como no caso da roupa de algodão.

5

Outro fator que aumenta as infecções de urina nas crianças são os banhos de sabão, já que podem irritar a parte genital, principalmente nas meninas. É por isso que deve evitar este tipo de banhos, além de usar sabonetes neutros e específicos para a pele das crianças.

6

Neste outro artigo explicamos quais são as causas mais comuns da infecção de urina em meninos e meninas, assim como quais são os tipos de infecções de urina para que possa tomar medidas preventivas e, caso seja tarde demais, consulte um pediatra para saber exatamente como tratar a infecção de urina em crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a infecção de urina em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a infecção de urina em crianças

Voltar ao topo da página