Partilhar

Como prevenir a infecção de urina em crianças

Por Sara Viega. Atualizado: 1 outubro 2018
Como prevenir a infecção de urina em crianças

Muitas vezes são muito difíceis de evitar, mas as infecções de urina em crianças podem ser reduzidas se tomarmos algumas medidas para sua prevenção. Por isso, adultos e e crianças precisam fazer sua parte para tentar lutar contra as causas mais comuns das infecções de urina infantis. Deste modo, se quer saber como prevenir a infecção de urina em crianças, não perca este artigo de umComo onde poderá encontrar diversas recomendações e conselhos para ajudar a reduzir a proliferação de bactérias no trato urinário dos pequenos da casa.

Também lhe pode interessar: Como tratar infecção intestinal
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é fundamental que as crianças bebam água suficiente e outros líquidos ao longo do dia, pois esta é a forma de eliminar os germes e toxinas do organismo. Por isso, devemos fazer eles beberem com frequência, principalmente antes de terem sede, já que este é o primeiro sintoma de desidratação.

2

Da mesma forma, hábitos corretos de higiene também são a melhor medida de prevenção das infecções de urina em crianças. Será necessário que, ao ensinar as crianças a usar o banheiro, falemos sobre a necessidade de limpar bem a região íntima, especialmente no caso das meninas: ensinar a limpar de frente para trás, caso contrário estaremos aumentando o risco de que as bactérias da parte anal cheguem à uretra e causem uma infecção.

3

É imprescindível que as crianças compreendam a necessidade de ir ao banheiro de forma frequente e que nunca devem ficar aguentando a vontade de urinar. Prender a urina na bexiga é muito prejudicial, já que além de evitar que os germes sejam expulsos pode ter graves consequências como o retorno da urina aos rins.

4

Na hora de escolher a roupa das crianças, é importante evitar calças ou meia-calças muito apertadas, já que aumentam a possibilidade de infecções urinárias. Deste modo, as crianças devem vestir roupa solta e frouxa fabricada com materiais de qualidade e, na medida do possível, naturais como no caso da roupa de algodão.

5

Outro fator que aumenta as infecções de urina nas crianças são os banhos de sabão, já que podem irritar a parte genital, principalmente nas meninas. É por isso que deve evitar este tipo de banhos, além de usar sabonetes neutros e específicos para a pele das crianças.

6

Neste outro artigo explicamos quais são as causas mais comuns da infecção de urina em meninos e meninas, assim como quais são os tipos de infecções de urina para que possa tomar medidas preventivas e, caso seja tarde demais, consulte um pediatra para saber exatamente como tratar a infecção de urina em crianças.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a infecção de urina em crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir a infecção de urina em crianças

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir a infecção de urina em crianças
Como prevenir a infecção de urina em crianças

Voltar ao topo da página