Como prevenir a leptospirose

Como prevenir a leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana que nos últimos anos aumentou devido às escassas medidas sanitárias, sobretudo nas áreas rurais e nas zonas periféricas das cidades. É contagiada normalmente pelo consumo de água contaminada com a urina do animal portador ou por seu contato com mucosas e feridas do nosso corpo. Mas esta doença pode ser evitada, por isso em umComo.com.br damos a você algumas recomendações úteis para saber como prevenir a leptospirose.

Passos a seguir:
1

Já que os roedores, como os ratos, são os principais transmissores desta doença, as medidas de higiene são vitais para mantê-los afastados de nossa casa. Outros animais silvestres poderiam também contagiar os humanos.

2

Se você mora em um área rural é muito importante controlar a presença de roedores nas proximidades de sua casa para evitar o contágio. Não só os humanos são candidatos à leptospirose, certos animais como o gado, os cavalos, porcos, cachorros e gatos também podem sofrer dela.

3

Evite a formação de águas paradas drenando-as o mais rápido possível, sobretudo quando as mesmas ocorrerem devido a chuvas fortes.

4

Nunca consuma água de rios sem fervê-la, a bactéria que gera a leptospirose pode viver na água durante inclusive meses tornando-nos propensos ao contágio. Também não permita que seus animais bebam se suspeitar que o rio pode estar contaminado.

5

Se caminhar por áreas com águas paradas, as sandálias comuns de borracha frágil tornam você propenso a contagiar-se com a doença se a bactéria conseguir penetrar através de um pequeno corte ou ferida. Por isso, se a zona onde você mora contar com essas condições o melhor é usar botas de borracha do tipo industrial, bem como luvas quando trabalhar ao ar livre.

6

Lembre-se também de ser precavido ao manipular os dejetos de seus animais, pois este é outro meio de contágio, o mais recomendável é usar luvas.

7

Lave muito bem as mãos antes de ingerir qualquer alimento e após manipular dejetos de animais mesmo se tiver usado proteção.

8

Mesmo que seja pouco comum, a doença também pode ser transmitida por meio de latas contaminadas que tenham estado em armazéns onde as medidas higiênicas são pobres e existe a presença de ratos. Perante este cenário, o recomendável é não adquirir alimentos enlatados cuja embalagem conte com uma aparência suspeita ou sujeira.

9

Lave com água e sabão as latas antes de abrir, deste modo não correrá risco quando entrar em contato com o alimento que se encontra em seu interior.

10

Se algum de seus animais se encontrar infectado seja precavido para evitar contágios e siga à risca as instruções do veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a leptospirose, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.