Problemas lombares

Como prevenir a lombalgia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 março 2021
Como prevenir a lombalgia

A lombalgia define-se como a dor intensa que se localiza na parte baixa das costas, mais concretamente na chamada zona lombar. Esta condição é bem mais frequente em pessoas acima dos 40 anos e requer um tratamento específico, já que a dor transitória pode acabar gerando um problema crônico. Uma boa postura corporal e hábitos de vida saudáveis são imprescindíveis para evitar o aparecimento da lombalgia. Tome nota dos seguintes conselhos de umComo e descubra como prevenir a lombalgia através de medidas simples que podem ser executadas em seu dia a dia.

Também lhe pode interessar: Como dormir com dor ciática
Passos a seguir:
1

Prevenir a lombalgia e as doenças na parte inferior das costas é possível cuidando dos hábitos posturais permanentemente e adotando uma série de medidas que permitam que o peso do corpo se distribua por igual sobre as duas pernas. Deste modo, ao realizarmos qualquer tipo de atividade quotidiana, evitaremos que as articulações e os músculos que suportam o peso se ressintam com facilidade.

2

Neste sentido, devemos modificar, por exemplo, as posturas corporais que adotamos ao permanecermos sentados. É preferível acomodar-se em assentos com encosto alto e manter os joelhos um pouco mais elevados do que o quadril, apoiando os pés sobre um banco baixo. Tente ter a coluna completamente apoiada no encosto da cadeira e evite cruzar as pernas.

Como prevenir a lombalgia - Passo 2
3

Caso tenha que ficar de pé durante longos períodos de tempo, é fundamental manter as costas retas, os ombros retos, o peito para fora, a cabeça erguida e apoiar todo o peso corporal sobre ambos os pés por igual e com a pelve para dentro. Desta forma, sua postura corporal será a adequada e irá ajudá-lo a revenir tanto a lombalgia como outras lesões articulares.

4

A posição durante o sono também desempenha um papel fundamental para prevenir o aparecimento de dores na zona lombar. Recomenda-se dormir em posição fetal, isto é, de lado com as pernas flexionadas, ou de barriga para cima com uma travesseiro colocado embaixo dos joelhos e os braços estendidos ao lado do corpo.

Evite principalmente dormir de bruços já que esta posição aumenta a coluna lombar originando a longo prazo uma sobrecarga da articulação e o aparecimento de dores na área. Mais detalhes podem ser obtidos no artigo Como dormir com lombalgia.

Como prevenir a lombalgia - Passo 4
5

Além de fazer estas alterações em seus hábitos posturais, não se esqueça que, ao levantar objetos pesados, você deve realizar a ação com os músculos das pernas e não com os das costas. O melhor é fazê-lo flexionando os joelhos sem dobrar a coluna, evitando-se, assim, as lesões na parte inferior das costas.

6

Exercitar a musculatura das costas através da prática regular de exercícios físicos é também bastante importante para prevenir a lombalgia e futuras doenças. Portanto, evite o sobrepeso. Ter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável contribui para a prevenção de condições como a lombalgia.

7

Caso sofra de dores persistentes na zona lombar, consulte o seu médico para receber o tratamento apropriado e impedir que os incômodos se tornem mais intensos. Aconselhamos consultar os seguintes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a lombalgia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como prevenir a lombalgia