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Como prevenir a retenção de líquidos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir a retenção de líquidos

Sente-se inchada, a balança mostra uns quilos a mais, pernas inflamadas, cãibras, todos estes sintomas indicam que é possível que esteja a sofrer de retenção de líquidos, um problema bastante comum entre as mulheres. Se só ocorre esporadicamente não tem problema mas se acontece com frequência convém que consulte o seu médico para descartar alguma doença, enquanto isso em umComo.com.br lhe damos algumas soluções para que saiba como prevenir a retenção de líquidos.

Passos a seguir:
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Antes de tomar medidas para prevenir a retenção de líquidos, é importante que saiba identificar adequadamente os seus principais sintomas, entre os quais se destacam:

  • Cãibras frequentes, especialmente nas zonas como as pernas.
  • Inchaço nas pernas ou na zona abdominal.
  • Fraqueza e mal-estar geral.

Em alguns casos esta situação pode ser a responsável de alguns quilos a mais e de problemas como a incômoda celulite. Por isso, evitar ao máximo a acumulação de líquido no nosso corpo irá ajudar-nos a sentir melhor.

Como prevenir a retenção de líquidos - Passo 1
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São muitos os fatores que podem provocar a retenção de líquidos, e identificá-los é importante para determinar quais são as mudanças que devemos fazer na nossa rotina diária para evitar esta condição. As principais causas de retermos líquidos são:

  • Mudanças hormonais como as que ocorrem dias antes de menstruarmos, durante a gravidez ou na menopausa.
  • Má circulação.
  • Consumo de sal em excesso.
  • Má alimentação.
  • Beber pouca água por dia.
  • Transtornos hepáticos, cardíacos ou renais.
  • A utilização de alguns medicamentos.
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Uma boa forma de evitar e prevenir a retenção de líquidos é aumentando a atividade física, praticar exercícios cardiovasculares é importante para a saúde de nosso corpo, aumentando o movimento e facilitando o trabalho de nossos rins na hora de eliminar líquidos e toxinas.

Como prevenir a retenção de líquidos - Passo 3
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Muitas pessoas pensam que ao reter líquido o melhor é beber menos água, mas esta decisão causa precisamente o efeito contrário. Beber pouco líquido é um dos detonadores da retenção, por isso é importante se manter hidratada assim é muito mais fácil que o seu corpo se livre dos líquidos que não precisa.

O mais recomendável como sempre são pelo menos 8 copos de água por dia, tente chegar a esta meta ainda quando não tiver sede. Se lhe custar muito, não hesite em consultar o nosso artigo como beber mais água diariamente com dicas para o conseguir.

Como prevenir a retenção de líquidos - Passo 4
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Se sentir que o problema é principalmente em suas pernas tente manter os pés elevados quando estiver trabalhando no escritório e quando chegar a casa eleve completamente as pernas pelo menos durante meia hora, além disso evitar o uso de roupas justas, ajudará a melhorar a situação.

Aqueles dias em que sinta mais incômodos pode ir nadar ou, ao invés disso, ir para a banheira e mover as pernas na água para diminuir a retenção de líquido nesta área e favorecer a expulsão através da urina.

Como prevenir a retenção de líquidos - Passo 5
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Moderar a ingestão de sal é fundamental para prevenir a retenção de líquidos. É importante aprender a substituir o sal ao cozinhar utilizando diferentes especiarias, mas ao mesmo tempo recomenda-se reduzir o consumo de outros alimentos ricos em sal como os embutidos, as conservas, as sopas pré-feitas ou a comida de lixo.

Como prevenir a retenção de líquidos - Passo 6
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Adicionar à sua dieta certos alimentos pode ajudar a evitar a retenção de líquidos de forma eficiente, pois devido ao seu conteúdo em água estimulam a sua eliminação através da urina, ajudando também a depurar o corpo. No nosso artigo alimentos para eliminar líquidos revelamos-lhe quais são as melhores frutas, vegetais e bebidas para o conseguir.

Como prevenir a retenção de líquidos - Passo 7
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Durma bem, esta é uma chave importante para prevenir e evitar a retenção de líquidos. Se dormir mal a sua pele fica sem vida e sente-se mais inchada, isto porque a falta de descanso favorece entre outras coisas a retenção de líquidos. Descanse bem todas as noites e notará a diferença.

Como prevenir a retenção de líquidos - Passo 8
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Além de todas estas recomendações pode adicionar à sua rotina diária alguns potentes aliados para prevenir esta condição, por isso convidamos você a consultar alguns artigos de interesse que preparamos para si:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a retenção de líquidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se sentir que a retenção de líquido é frequente e leva uma vida saudável então consulte a seu médico para descartar alguma doença cardíaca ou hepática.

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