Partilhar

Como prevenir a surdez

Por Marina Vieira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir a surdez

Quando uma pessoa possui surdez (também chamada de deficiência auditiva), isso significa que ela possui uma perda significativa da audição ou uma redução na capacidade que ela possuía de escutar e assimilar os sons. O ouvido é uma parte de nosso corpo muito sensível, se acontecer qualquer problema em alguma parte do ouvido, isso pode acabar causando a surdez. Quer aprender como prevenir a surdez? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar!

Também lhe pode interessar: Como prevenir a leptospirose

Identifique os problemas de audição desde os primeiros meses da vida de seu filho

O fato de não se escutar os sons e não conseguir entender o que as pessoas estão falando pode acabar causando uma vida permeada por incapacidades e limitações. Para evitar que isso aconteça, é essencial que se reconheça este problema o mais rápido possível para que ele possa ser tratado. Os pais, principalmente, devem estar atentos e observar se a criança apresenta algum problema auditivo.

É comum que a criança reaja instintivamente aos sons emitidos pelas pessoas e barulhos (como batidas de portas) desde os primeiros meses de vida, normalmente ele pisca, se assusta ou cessa os movimentos devido ao som que acabou de escutar.

Crianças de 5 meses são sensíveis a sons!

Quando a criança se encontra no quarto ou quinto mês, além da criança reagir a estes sons, ela também procura identificar a fonte de origem do mesmo, tentando girar a cabeça ou o corpo para olhar.

Se seu bebê não reage a nenhum tipo de som, ou não procura identificar de onde o som está vindo, é importante que você procure um pediatra o mais rápido possível, o problema de deficiência auditiva pode ser identificado ainda nos primeiros meses de vida, recebendo o tratamento necessário.

As crianças maiores também devem ser observadas, procure identificar se elas possuem alguma dificuldade em escutar os sons e caso haja necessidade, consulte um médico.

Como prevenir a surdez -  Crianças de 5 meses são sensíveis a sons!

Não demore para procurar um médico

Se você observar que seus filhos ou algum parente possui deficiência auditiva, você deve buscar um especialista em Otorrinolaringologia ou Fonoaudiologia o mais rápido possível. Ele irá realizar alguns testes auditivos e outros exames que poderão constatar a deficiência.

Aprenda conosco em UmComo.com.br o que você pode fazer para prevenir a surdez.

Aprenda como prevenir a surdez

Existem várias formas de se evitar que a surdez aconteça. É importante que a mulher tome a vacina contra rubéola, se possível antes da adolescência, desta forma, se ficar grávida a criança estará protegida contra esta doença. Caso aconteça de a gestante ter contato com a rubéola nos primeiros três meses da gestação, o bebê possui chances de nascer com problemas no canal auditivo.

Como prevenir a surdez - Aprenda como prevenir a surdez

Faça uma boa limpeza nos ouvidos!

Há algumas medidas que devem ser evitadas como: limpar os ouvidos utilizando objetos como grampos, palitos e outros. Também deve tomar o máximo de cuidado possível para evitar que as crianças introduzam quaisquer objetos nos ouvidos, estes podem causar lesões e acabar gerando a perda da audição.

Se você perceber que alguma criança introduziu algum objeto no ouvido, não tente tirá-lo em casa, leve-o ao médico o quanto antes.

Espero que você possa cuidar de sua família e preveni-la desta doença com as dicas que aprendeu conosco em UmComo.com.br.

Como prevenir a surdez - Faça uma boa limpeza nos ouvidos!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a surdez, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Não se esqueça de comentar, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário sobre Como prevenir a surdez

Como prevenir a surdez
1 de 4
Como prevenir a surdez

Voltar ao topo da página