Como prevenir as cãibras musculares

Como prevenir as cãibras musculares
Imagem: mejorconsalud.com

As cãibras ou espasmos musculares são produzidos quando um músculo se contrai involuntariamente e fica rígido provocando dor e desconforto. Costumam acontecer no meio da noite enquanto dormimos ou durante e depois de fazer exercício físico. Suas causas variam, e vão desde fadiga muscular, falta de minerais e vitaminas na alimentação e má postura corporal. Além de ser necessário saber tratá-las adequadamente, é importante conhecer algumas recomendações que podem nos ajudar a prevenir as cãibras musculares.

Passos a seguir:
1

Ter uma vida sedentária e não fazer nenhum tipo de atividade física é uma das principais causas do aparecimento de cãibras musculares. Na verdade, as pessoas que não realizam exercício na sua rotina diária têm propensão a sofrer espasmos musculares com maior frequência. É por isso que praticar esporte ou seguir uma rotina regular de exercício físico ajudará você a preveni-las e manter um estado de saúde melhor em todo momento.

Imagem: vidayestilo.terra.com

2

Ainda assim, também é verdade que as cãibras musculares acontecem regularmente durante ou após a prática de exercício físico, o que pode ser devido a exercícios prolongados ou sobrecarregamento do músculo. Neste sentido, existem determinadas práticas que podemos realizar para prevenir as cãibras musculares nas sessões de treinamento:

- Preparar os músculos do nosso corpo fazendo um bom aquecimento antes de iniciar o exercício, assim como realizar exercícios de alongamento ao finalizar, ajudará a prevenir as cãibras.

- Aumentar a intensidade do exercício progressivamente e de forma gradual. É fundamental também não exercitar o corpo até chegar em um estado de esgotamento máximo.

- Evitar a prática de atividade física quando as temperaturas forem extremamente altas ou baixas.

Imagem: ejerciciosgimnasia.es
3

Outra das causas mais comuns das cãibras musculares é a perda de líquidos e sais minerais do organismo. Por isso, é imprescindível se manter bem hidratado ao longo do dia inteiro. Não se esqueça de consumir a quantidade de água diária recomendada (2 litros) e, principalmente, hidrate-se com água abundante e bebidas isotônicas ao fazer esporte e exercício.

4

Cuidar de sua alimentação também é um fator chave na prevenção das cãibras musculares, pois seu aparecimento recorrente pode ser devido a uma falta de minerais como o potássio, magnésio ou sódio na alimentação. Estes minerais são essenciais para manter nossos músculos em boa forma e regular a distribuição da água no organismo.

Tente incluir em sua dieta diária alimentos ricos em potássio como a banana, os legumes, vegetais de folha verde e frutos secos; e ricos em magnésio, como arroz integral, soja, feijão seco, farelo de trigo ou de aveia, sementes de girassol, etc. Também é bom consumir alimentos com alto conteúdo em vitaminas C, D e E.

Imagem: saludpasion.com
5

Na hora de dormir, tente não ficar em má postura. Permanecer muito tempo com uma má postura corporal pode causar contrações nos músculos que causam o aparecimento de cãibras musculares noturnas. Este problema também acontece em mulheres que abusam do uso de sapatos de salto alto no seu dia a dia.

6

Por último, uma boa forma de prevenir as cãibras musculares é através da realização de massagens musculares relaxantes nas áreas do corpo onde costumam aparecer. O resultado será excelente se consultarmos um bom fisioterapeuta, apesar de que também podemos tentar fazê-lo nós mesmos, se possível.

Imagem: offerum.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as cãibras musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.