Como prevenir as cáries

Como prevenir as cáries

Quem não gosta de ter um sorriso perfeito com dentes super brancos? A cor dos seus dentes pode ser tratada cuidando de sua alimentação e indo ao dentista para fazer uma limpeza bucal. Mas para tê-los bonitos você tem que prevenir as cáries.As cáries se formam como um buraco nos dentes pelo ataque de ácidos no esmalte dos dentes. Uma cárie não se cura sozinha, por isso neste artigo contamos para você como prevenir as cáries, e poder assim mostrar um sorriso perfeito. Você vai ver como é fácil!

Vai precisar de:
  • Escova de dentes
  • Pasta de dentes
  • Fio dental
  • Chiclete sem açúcar
Passos a seguir:
1

Você deve ter um cuidado especial com a sua alimentação, porque os gérmens na boca transformam alguns componentes das comidas em açúcares e ácidos. Eles atacam o esmalte dos dentes provocando a cárie, ou um buraco nos dentes, que é a mesma coisa. É por este motivo que tem que ter uma dieta moderada em relação aos corantes de açúcar.

2

É bastante importante manter uma boa higiene oral. Tem que escovar bem os dentes após cada refeição com uma pasta de dentes com flúor. E tem que usar o fio dental para eliminar os restos dos alimentos.Se não puder escovar os dentes após cada refeição, uma boa solução é mascar um chiclete sem açúcar. Desta forma você estimula o fluxo de saliva. Isso é bom, porque a saliva neutraliza o ácido e ajuda a remineralizar o esmalte dentário.

3

Você deve evitar o consumo frequente e/ou diário de alimentos e bebidas ácidas. Com isso nos referimos também a diminuir o consumo de sucos de fruta e de bebidas com gás.

4

Verifique se a água que consome contém flúor e peça o conselho do seu dentista sobre algum tratamento rico em flúor para seus dentes.

5

Quando comer, mastigue bem os alimentos e assim você evita que restos deles se depositem entre os dentes e a limpeza posterior será mais fácil, ajudando consequentemente a prevenir a cárie nos dentes.

6

Cuide da sua alimentação e consuma alimentos ricos em cálcio e proteínas, porque são elementos essenciais para seus dentes.

7

Faça uma consulta regularmente com seu dentista e leve seu filho para fazer o mesmo a partir dos 2 anos e meio. É o próprio dentista quem vai dar a você a data da próxima consulta em função dos seus dentes, mas geralmente costuma ser a cada 6 meses. Esta é a melhor medida para prevenir as cáries.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as cáries, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não abuse das guloseimas ou alimentos doces, nem dos refrigerantes. O melhor é manter uma dieta equilibrada e comer nos horários certos.
  • Deixar um buraco no dente e o nervo exposto pode provocar uma infecção e a perda do dente.