Como prevenir as erupções do herpes

Como prevenir as erupções do herpes

O vírus do herpes simples é altamente contagioso e, uma vez que o contraímos, o mesmo se manterá no nosso corpo dando lugar a surtos que se podem ativar sob determinadas circunstâncias. Estes surtos caracterizam-se pelo aparecimento de lesões nas zonas como a boca, as narinas ou a área genital dependendo do tipo de vírus com o qual se conte. Embora seja impossível evitar a 100% um surto, algumas medidas podem reduzir as possibilidades do seu aparecimento. Em umComo.com.br explicamos-lhe como prevenir as erupções do herpes e garantir o seu bem-estar.

Passos a seguir:
1

O herpes simples é uma doença viral do tipo inflamatória que se carateriza pela presença de lesões na pele que costumam causar incômodos sintomas como coceira, ardor e queimação que, em seguida, levam a uma bolha que costuma se alojar em áreas próximas das mucosas. Existem dois tipos de herpes simples:

  • Tipo 1 (HSV-1): é o mais comum de todos, conhece-se como herpes labial porque costuma afetar a boca embora também possa ocorrer em qualquer zona do rosto.
  • Tipo 2 (HSV-2): conhece-se como herpes genital afetando esta zona do corpo assim como diversas áreas do tronco inferior.
2

Não é possível evitar por completo o aparecimento de um surto de herpes, no entanto podem se realizar algumas mudanças para reduzir ao máximo o seu aparecimento, pois tem se visto que algumas condições favorecem o aparecimento das lesões do herpes, especialmente do tipo 1.

Para começar é essencial reduzir ao máximo o estresse, pois a tensão reativa o vírus provocando que se manifestem as suas caraterísticas lesões. É recomendável realizar exercício físico com frequência além de incorporar atividades especiais para favorecer o relaxamento como o yoga ou o pilates.

Ajustar a dieta e incorporar alguns alimentos benéficos para diminuir a tensão também ajudarão neste propósito.

3

Quando o nosso sistema imunológico se encontra debilitado devido à presença de resfriados ou de qualquer outra doença viral, então as possibilidade de que ocorra uma erupção de herpes aumentam. Para o evitar é recomendável cuidar ao máximo da nossa dieta consumindo alimentos ricos em vitaminas e nutrientes como as frutas e os vegetais. Ao mesmo tempo, é possível seguir alguns conselhos para aumentar as nossas defesas, para os conhecer convidamos você a ler o nosso artigo sobre como aumentar a imunidade contra herpes.

4

Se sofre de herpes simples do tipo 1 é muito importante que não se exponha ao sol sem a adequada proteção. A exposição solar prolongada costuma desencadear as erupções do herpes, pelo que proteger o nosso rosto com creme solar de SPF superior a 30, usar chapéus e manter-nos durante as horas de maior intensidade solar debaixo da sombra ajudará em grande medida a diminuir os surtos.

5

Se sofre de HSV-1 é importante que tome as medidas necessárias para prevenir o contágio do herpes oral e evitar assim que a doença se propague. No caso de contrair herpes genital a visita a uma ginecologista/urologista será essencial, além disso recomendamos que leia alguns artigos de interesse relacionados com este tema:

  • Como prevenir o herpes genital
  • Como se contagia o herpes genital
  • Qual é o tratamento do herpes genital

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as erupções do herpes, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • A melhor forma de prevenir as erupções do herpes é visitando um médico quando existirem indícios ou erupções que podem fazer você ser diagnosticado com herpes.