Partilhar

Como prevenir as varizes

Como prevenir as varizes
Imagem: www.unibelleza.com

As veias que se inflamam pois não contam com a capacidade suficiente para realizar adequadamente o retorno do sangue são as chamadas varizes, uma condição que pode ser muito incômoda e dolorosa para quem a padece. Ainda que seja difícil controlar seu aparecimento, há algumas medidas diárias que pode realizar para preveni-las, sobretudo se você tem antecedentes familiares de varizes. No artigo seguinte de umComo mostramos-lhe em detalhes como prevenir as varizes de forma simples.

Também lhe pode interessar: Causas das varizes
Passos a seguir:
1

Alimentação saudável.

Uma dieta equilibrada e saudável é fundamental para prevenir as varizes, já que, por exemplo, problemas de sobrepeso ou prisão de ventre afetam a circulação do sangue favorecendo o aparecimento destas veias varicosas, popularmente conhecidas como varizes. O melhor é seguir uma dieta rica em fibra mediante o consumo de verduras, frutas e cereais; com isso favorece-se a eliminação de água do organismo evitando a retenção de líquidos, uma má circulação sanguínea e a absorção do colesterol e as gorduras. Consulte o artigo Alimentos para prevenir as varizes e não duvide em incluir os ingredientes que se indicam a seus menus diários.

Como prevenir as varizes - Passo 1
Imagem: alimentospotasio.com
2

Fazer exercício.

Na tarefa de prevenir o aparecimento de varizes é especialmente importante não levar uma vida sedentária. A prática regular de exercício permite a mobilização contínua dos músculos, o que melhora em grande parte a qualidade e o impulso do fluxo sanguíneo evitando que este se acumule e se produza uma dilatação das veias. Entre os melhores exercícios para evitar as varizes encontramos atividades como caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta, aulas de dança, etc., e, claro, todos aqueles esportes que beneficiem a circulação das pernas.

Como prevenir as varizes - Passo 2
Imagem: cocinaryadelgazar.blogspot.com
3

Mudar de postura.

Passar muito tempo na mesma posição, seja de pé ou sentado, e sem realizar nenhum tipo de movimento, impede a correta circulação do sangue e favorece o aparecimento de varizes. Por isso, recomendamos a você manter sempre que puder as pernas em movimento, dar passeios curtos ou mudar a postura com frequência enquanto está trabalhando ou em viagens longas. Além disso, se em seu emprego você tem que estar sentada muitas horas, é aconselhável o uso de um apoio para pés, e enquanto dorme é preferível ter as pernas ligeiramente elevadas.

Como prevenir as varizes - Passo 3
Imagem: mejorconsalud.com
4

Calçado.

Usar um calçado muito plano ou com salto muito alto dificulta o retorno venoso e faz com que acabem aparecendo as incômodas varizes. Para preveni-las, deve optar por um calçado que seja amplo, cômodo e com um salto entre 3 e 5 cm. No mesmo sentido, se desaconselha o uso de roupa excessivamente estreita já que ao comprimir a região, também afeta negativamente a circulação do sangue.

Como prevenir as varizes - Passo 4
Imagem: babalow.com
5

Massagens.

Um método relaxante e ótimo para prevenir as varizes é a realização de massagens nas pernas aplicando um creme anticoagulante. Basta massagear suas pernas desde os tornozelos até as coxas exercendo uma ligeira pressão e o fluxo sanguíneo melhorará notavelmente.

Como prevenir as varizes - Passo 5
Imagem: todosimple.com
6

Banhos frios.

Assim como as massagens, aplicar água fria nas pernas é milagroso para prevenir as aranhas vasculares e as varizes. Aproveite o último momento de seu banho diário e aplique água fria desde as panturrilhas até as coxas em direção ascendente. Este simples passo é ideal para aliviar o inchaço e a sensação de pernas cansadas.

Como prevenir as varizes - Passo 6
Imagem: farmaciahorro.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as varizes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como prevenir as varizes

1 comentário
Neusa da Silva
Sofro com esse mal terrível, por isso quero estar sempre me informada sobre esse artigo. Gostei muito da informação

Como prevenir as varizes
Imagem: www.unibelleza.com
Imagem: alimentospotasio.com
Imagem: cocinaryadelgazar.blogspot.com
Imagem: mejorconsalud.com
Imagem: babalow.com
Imagem: todosimple.com
Imagem: farmaciahorro.com
1 de 7
Como prevenir as varizes

Voltar ao topo da página