Partilhar

Como prevenir com eficácia o câncer do colo do útero

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

O câncer cervical afeta o colo uterino, mais especificamente, afeta a parte inferior do útero. O papiloma vírus humano (HPV) é o principal causador do câncer do colo uterino. Antes da invenção do exame do Papanicolau, o câncer do colo uterino foi o câncer mais mortal para as mulheres, no entanto, com a detecção precoce através de testes de Papanicolau, os tratamentos são muito eficazes. A forma mais eficaz para cuidar da sua saúde é através da prevenção do câncer do colo uterino.

Também lhe pode interessar: Tratamento para o câncer do colo do útero
Passos a seguir:
1

Vacine-se contra o câncer do colo do útero. Há duas vacinas que protegem contra o papiloma vírus humano (HPV), que pode causar câncer do colo uterino: Cervarix e Guardasil. Estas vacinas são eficazes em mulheres entre 9 e 26 anos. Tanto Cervarix quanto Guardasil vêm em grupos de três vacinas.

2

Já que o HPV causa a maioria dos casos do câncer do colo uterino, esta é a forma mais eficaz de prevenção. Você pode evitar contrair o HPV através de abstinência sexual ou reduzir ao mínimo a quantidade de parceiros sexuais que tem. Quando tiver relações sexuais, use sempre camisinha.

3

Deixe de fumar, ou, melhor ainda, não comece. Os estudos realizados pela Sociedade Nacional do Câncer indicam que as fumadoras são de duas a três vezes mais vulneráveis a contrair câncer que as que não fumam.

4

Faça exames periódicos com sua ginecologista para controlar possíveis problemas no colo do útero.

5

Observe frequentemente seus genitais para ver possíveis verrugas nessa zona; prevenir é importante e detectar o quanto antes possíveis anomalias no colo do útero também.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir com eficácia o câncer do colo do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Faça exames de Papanicolau para detectar o câncer do colo uterino. Mesmo que os exames de Papanicolau não possam prevenir o câncer do colo uterino, a detecção precoce é um elemento-chave para ajudar no tratamento.
  • O uso de anticonceptivos orais aumenta o risco de contrair câncer do colo uterino. Se você foi exposta ao HPV, considere usar outro método anticonceptivo.

Escrever comentário sobre Como prevenir com eficácia o câncer do colo do útero

Voltar ao topo da página