menu
Partilhar

Como prevenir distensão muscular

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir distensão muscular

As distensões musculares são mais comuns do que se imagina, pois qualquer movimento realizado incorretamente, sem que o músculo tenha sido aquecido previamente, pode levar a um estiramento muscular e causar uma lesão muito dolorosa, que pode demorar dias e até semanas para se recuperar. No geral, as pessoas que estão mais expostas ao risco de distensões musculares são as que praticam exercício com frequência, pessoas com baixos níveis de cálcio e magnésio no sangue ou que sofrem de alguma doença que comprometa a sua flexibilidade. Felizmente é possível prevenir distensões musculares e neste artigo da umComo contamos como.

Também lhe pode interessar: Como tratar distensão muscular
Passos a seguir:
1

Para prevenir as distensões musculares é preciso dar movimento ao músculo. Seguir uma vida sedentária e sem praticar nenhum tipo de exercício faz com que a musculatura do corpo fique entorpecida, tornando-se mais vulnerável com o tempo a sofrer qualquer tipo de lesões. Se por um lado, praticar um esporte também pode fazer com que sofra distensões musculares, não o fazer deixa você mais propenso a isso. Caminhe, corra, mexa o seu corpo!

Como prevenir distensão muscular - Passo 1
2

Para prevenir distensões musculares durante a prática esportiva o segredo está em fazer um bom aquecimento. Mas lembre-se, o alongamento deve ser do corpo inteiro, não só de braços e pernas, já que as distensões podem ocorrer em qualquer músculo, ou seja: no corpo inteiro!

Comece o seu aquecimento de cima para baixo, começando pelos músculos do pescoço, de seguida os braços, a cintura, o quadril, as pernas e finalizando com os pés. Faça repetições de pelo menos 10 movimentos para cada alongamento. Se for levantar peso, basta aquecer o seu corpo caminhando por 10 minutos.

3

Não faça esportes nem levantamento de peso sem supervisão. Muitas das distensões musculares são produto de uma má execução de um exercício, portanto é recomendável procurar a ajuda de um treinador para verificar que esteja levantando a quantidade de peso adequada para o seu corpo durante a quantidade de tempo permitida e com os movimentos corretos. Evitar distensões musculares também significa fazer exercício de forma responsável.

4

Para evitar distensões musculares também é importante manter uma boa postura. Quando habituamos os nossos músculos a estar na postura incorreta, estes vão se lesionando lentamente até ao ponto em que qualquer movimento incorreto pode causar uma lesão com facilidade. Sente-se, caminhe e pratique mantendo as costas sempre retas, os ombros em seu lugar e o pescoço erguido.

5

A alimentação é fundamental para evitar distensões musculares, pois através dos alimentos oferecemos ao organismo substâncias que intervêm na força e saúde do músculo, como o ferro, o cálcio e o magnésio. São muitas as pessoas que apresentam dores e distensões musculares porque têm alguma deficiência destes minerais e não sabem. Consumir alimentos ricos em ferro e magnésio, como vegetais verdes e alimentos com cálcio, como os lácteos, ajudará a evitar distensões musculares.

6

Hidrate-se para prevenir distensões musculares. A perda de líquido influencia na saúde dos músculos, por isso é necessário tomar pelo menos um litro e meio de água por dia. É imprescindível que se mantenha hidratado durante o dia todo, principalmente quando estiver realizando atividades esportivas.

7

Se estiver começando a praticar esporte, é recomendável que o faça de uma forma progressiva para evitar distensões musculares. Quando a musculatura não tiver sido exercitada durante muito tempo, está mais entorpecida e propensa a sofrer lesões, portanto comece a se exercitar pouco a pouco e aumente o esforço à medida que for fortalecendo os seus músculos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir distensão muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Como prevenir distensão muscular
1 de 6
Como prevenir distensão muscular

Voltar ao topo da página