Como prevenir doenças renais

Como prevenir doenças renais

Manter os nossos rins saudáveis é a dica básica para prevenir as doenças renais, mas como fazer? Os nossos hábitos alimentares, a quantidade de líquido que ingerimos e a forma na qual usamos a medicação são aspectos chave para o conseguir, já que do mesmo modo que acontece com outros órgãos, os nossos hábitos cotidianos marcarão a diferença para conseguir uma adequada saúde renal. Se quer garantir o seu bem-estar continue lendo, porque em umComo.com.br vamos explicar para você em detalhes como prevenir doenças renais e conseguir o melhor funcionamento para seus rins. Aposte por uma vida mais saudável!

Para que servem os rins?

Os rins cumprem uma função importante no nosso organismo:

  • Ajudam a depurar o sangue ao eliminar as toxinas e o excesso de líquido que acumulamos no nosso corpo através da urina. Todos os dias estes órgãos depuram por volta de 200 litros de sangue, um processo complexo que deve ser realizado na perfeição para manter a nossa saúde.
  • Regulam a quantidade de cálcio no nosso corpo, eliminando aquela que não precisamos, além disso, contribuem para regular a produção de vitamina D do organismo. Esta é a razão pela qual quando seguimos uma dieta rica em cálcio, este mineral pode acabar se acumulando neste órgão na forma de cálculos renais.
  • Regulam a quantidade de ácidos, eliminando o excesso e administrando ao nosso corpo apenas o que precisamos. Por este motivo, os pacientes com ácido úrico alto têm tendência a desenvolver pedras no rim formadas por esta substância.
  • Ademais, liberam diversos hormônios encarregados de regular a tensão arterial e estimular a produção de células vermelhas.

Beber água, fundamental para cuidar dos nossos rins

Beber água é muito importante para o nosso corpo, sendo fundamental para o adequado funcionamento de diversos órgãos, entre eles, os rins. Uma adequada quantidade de líquido permitirá otimizar o processo de depuração do sangue, ajudando a eliminar toxinas bem como o excesso de ácidos, sódio, açúcares ou minerais.

Este hábito não só ajuda a prevenir a insuficiência renal, mas além disso é fundamental para impedir as infecções urinárias que possam afetar os rins e também para evitar a formação de cálculos renais, mais comuns em quem ingere pouco líquido por dia. A recomendação é ingerir 2 litros diários e aumentar para 3 se sofreu de pedras nos rins no passado.

Cuide da sua dieta e seu peso

Sabia que a diabetes é a principal causa de insuficiência renal? A esta condição crônica segue a hipertensão arterial, ambas condições estritamente relacionadas com a nossa dieta e peso.

Consumir gorduras, açúcares, comida fast-food e alimentos calóricos com frequência pode levar-nos a sofrer de obesidade, uma condição cheia de complicações que coloca em risco a saúde geral e também a dos nossos rins. Se quer prevenir doenças renais, mantenha um peso adequado e tenha uma dieta equilibrada e saudável.

Mantenha níveis de glicose adequados

Um bom nível de açúcar no nosso sangue é uma garantia de saúde, ajudando-nos a prevenir doenças crônicas e de importância como a diabetes, mas evitando também a insuficiência renal.

Moderar a ingestão de açúcar, guloseimas, pães, doces, bolos e refrigerantes, e realizar um exame de sangue anual que nos permita conhecer como estão os nossos níveis de glicose e saúde geral é muito importante para favorecer o nosso bem-estar.

Cuide da sua tensão arterial

Já explicamos que a hipertensão arterial é um dos detonantes mais comuns de insuficiência renal, por isso se a sua meta é prevenir as doenças renais, é conveniente conhecer seus valores adequados e manter hábitos que evitem o seu aumento.

Regular o consumo de sal, carnes vermelhas, embutidos, alimentos ricos em gordura, bebidas com cafeína e álcool, será a chave para garantir uma boa pressão arterial e um coração saudável.

Realize exercício de forma frequente

A atividade física não só nos ajuda a nos desocupar, a diminuir o estresse ou a perder peso, mas também é ideal para uma boa saúde geral. Ao fazer exercício com frequência, ajudamos a controlar a pressão arterial, a melhorar o funcionamento cardíaco, a reduzir os níveis de glicose e colesterol no sangue e a manter-nos saudáveis.

Todos estes efeitos favorecerão também os seus rins, por isso convém dedicar pelo menos 30 minutos por dia à atividade física.

Evite alguns hábitos nocivos

Para prevenir doenças renais também é importante prestar atenção a alguns hábitos que possam afetar estes órgãos e comprometer a nossa saúde geral. Por isso, é recomendável:

  • Evitar a ingestão de medicamentos sem receita: como os rins são os responsáveis por filtrar e depurar o sangue, o excesso de medicação pode acabar por os afetar ao se acumular nesta zona. Isto pode originar cálculos e em alguns casos insuficiência renal, por isso, deve-se ingerir apenas a medicação receitada por um especialista, diminuindo o consumo de medicamentos de venda livre como antipiréticos, analgésicos ou anti-inflamatórios. Se tem uma dor que se tornou crônica, consulte o seu médico antes de consumir qualquer substância por um período prolongado.
  • Deixe o cigarro: este hábito não só afeta a saúde dos seus pulmões, como também diminui a irrigação sanguínea aos rins comprometendo o seu funcionamento e aumentando de forma notável o risco de sofrer de câncer renal.

Seguindo estas recomendações conseguirá manter a sua saúde geral e também o bem-estar destes órgãos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir doenças renais, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.