Problemas cervicais

Como prevenir e aliviar a dor cervical

Como prevenir e aliviar a dor cervical

Às vezes, os problemas cervicais começam sem sintomas perceptíveis. Descobri-los o quanto antes é essencial para evitar que se desenvolvam e se convertam numa dor difícil de resolver. Dado que a maioria das vezes, a dor cervical é muscular e corresponde a má postura e esforço excessivo, livrar-se dela passa por evitar ambas as coisas, em que diariamente se fazem mais do que pensa inconscientemente. Descubra com estes testes se o seu pescoço é bem equilibrado e com estes pequenos gestos irá aliviar a sua cervical todos os dias.

Também lhe pode interessar: Como dormir com dor cervical
Passos a seguir:
1

Fique à frente de um espelho. Cole nele um pedaço de fita adesiva, desenhando uma linha recta vertical. Deverá estar à frente dele e a sua cabeça deverá também estar direita (tendo como referência a fita). Se o seu pescoço é ligeiramente inclinado, poderá haver uma anomalia.

2

Vire a cabeça para a esquerda e direita, lentamente. Se não tocar nos ombros com o queixo (sem os levantar), se virar mais para um lado do que para o outro, sem dor ou flexão, poderá ter um desequilíbrio ou bloqueio vertebral.

3

Ao falar no celular, evite segurá-lo entre o ombro e a cabeça. Se a conversa for longa, pare o que está a fazer e agarre o celular com a mão.

4

Quando passar horas a engomar ou se tiver uma profissão muito "mecânica" (açougueiros, alfaiates). Se passar muito tempo sentado (apoie bem as costas na parte de trás da cadeira) numa expedição. A cada meia hora, descanse e faça alongamentos que aliviem o seu pescoço e ombros.

5

Quando vê televisão, o sua tela (como a do computador) deverá ficar à altura dos olhos. E se se sentar a ler, eleve o livro ou documento (o ideal é apoiá-lo num suporte) para não ter de baixar demasiado a cabeça, esticando o pescoço, nem ter de suportá-lo com os braços.

6

Se ler na cama, faça-o semi-incorporado, com uma almofada na parte de trás e outra nos joelhos flexionados para suportar o livro.

7

No carro, a borda do encosto de cabeça deverá estar nivelada à altura dos seus olhos e a parte de trás deverá ter uma inclinação entre 90 a 110º.

8

Ao agarrar em objetos pesados, é preferível agarrar num banco do que estender forçosamente o braço (e com o pescoço). Se agarrar do chão, dobre os joelhos e não as costas.

9

Com o carrinho das compras, empurre-o para a frente em vez de o arrastar. Se levar malas, lembre-se de distribuir o peso entre os dois braços. Também deverá evitar o excesso de peso, fazer exercícios regularmente e musculação paravertebral e cervical, dormir num colchão firme e não deixar que o estresse o invada.

10

As dores cervicais não correspondem a doenças graves, mas podem ser incapacitantes. Independentemente do que o médico prescrever, poderá fazer várias coisas para as reduzir, aliviar ou até eliminar o desconforto. Quanto mais medidas colocar em prática em conjunto, maior será a melhoria que irá notar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir e aliviar a dor cervical, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Para prevenir e aliviar a dor na cervical é melhor entrar em contato com um fisioterapeuta ou médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
luciana oliveira
é normal a dor na cervical refletir para o torax?
A sua avaliação:
joao carreira
Dor na nuca até ponta dos dedos do braço direito
Camilla
Olá, meu caso foi o seguinte, estava sentada escorada ao braço do sofá e quando me levantei senti uma fisgada no pescoço, achei que foi um mau jeito nele mas as dores pioraram e descobri que era na cervical. Já tomei remédio,injeção,fiz massagem, banho quente sobre a região e não vi melhora. Por favor me ajude.
Telmo
Tive 1 acidente e quebrei 4 vértebras dorsal. Qual o melhor tratamento?
SINÉA ROCHA
COMO ALIVIAR A DOR QUE CORRE PARA OS BRAÇOS
Como prevenir e aliviar a dor cervical