menu
Partilhar

Como prevenir e tratar da bexiga hiperativa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 julho 2017
Imagem: culturamix.com

A necessidade de ir ao banheiro com frequência ou de levantar à noite para urinar com urgência são alguns dos sintomas próprios da bexiga hiperativa (em inglês OAB). Além de ser incômoda, pode ser comprometedora em muitas situações cotidianas. Evite esta situação com os seguintes conselhos para prevenir e tratar da bexiga hiperativa.

Passos a seguir:
1

O tratamento para todas as formas de incontinência deve começar com métodos conservadores; deve-se recorrer a procedimentos cirúrgicos mais complexos somente se os métodos convencionais não funcionarem. Um enfoque multidisciplinar é importante para tratar da bexiga hiperativa.

2

Controle a quantidade de líquidos que você toma por dia (procure não superar os dois litros) e tente evitar os alimentos apimentados ou as bebidas excitantes, já que irritam a bexiga. Algumas bagas, como o arando (blueberry), previnem e melhoram este mal-estar.

3

Se estes conselhos dietéticos e higiênicos não conseguirem combater o problema, você deverá recorrer a um tratamento farmacológico com anticolinérgicos, substâncias que inibem as contrações involuntárias da bexiga.

4

Faça exercícios que reforcem o pavimento pélvico- 40% das mulheres não os fazem- e contraia os músculos (com ajuda de um fisioterapeuta ou através de eletroestimulação) para fortalecer a bexiga.

5

Em casos excepcionais deve-se recorrer à cirurgia para que a bexiga tenha maior capacidade.

Dica: Acesse também esse artigo que lista os sintomas de irritação na bexiga!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir e tratar da bexiga hiperativa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Consulte seu médico para saber como prevenir e tratar da bexiga hiperativa.
  • Uma revisão sistemática dos testes e análises indica que a validade da fisioterapia no tratamento da incontinência

Escrever comentário

Imagem: culturamix.com

Voltar ao topo da página