Partilhar

Como prevenir infecções vaginais

Por Sara Viega. Atualizado: 7 agosto 2017
Como prevenir infecções vaginais

As infecções vaginais são muito comuns em mulheres em idade reprodutiva, sendo um motivo frequente das consultas ginecológicas. Seus sintomas incômodos são impossíveis de ignorar, no entanto, este problema pode ser evitado tomando algumas medidas que ajudam a garantir nossa saúde íntima. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como prevenir infecções vaginais.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a vaginose bacteriana
Passos a seguir:
1

Na vagina existem diversos microrganismos responsáveis por manter os níveis corretos de acidez do fluxo e proteger a zona de gérmens. No entanto, esta delicada flora pode ser alterada devido a diferentes condições e hábitos, causando infecções vaginais. Além disso, é importante lembrar que existem mulheres que, devido a mudanças hormonais, são mais propensas a este problema, como as grávidas ou mulheres na menopausa.

2

As causas das infecções vaginais são diversas, por isso para prevenir as infecções vaginais é importante considerar diferentes medidas orientadas à higiene e melhoria de certos hábitos.

Para começar é fundamental cuidar da área vaginal com uma higiene adequada, usando de preferência um sabonete íntimo com PH neutro que permita manter a flora da área sem alterações. A lavagem frequente e os sabonetes muito agressivos podem acabar com as bactérias boas e causar infecções vaginais.

Como prevenir infecções vaginais - Passo 2
3

Não é recomendável usar desodorantes íntimos nem protetores íntimos diários com cheiro. Este tipo de produtos perfumados podem afetar o estado da nossa flora vaginal produzindo infecções. Também não devem ser feitos duches vaginais a não ser que tenha sido receitado pelo ginecologista, pois costumam acabar inclusive com as bactérias boas.

4

Um aspecto importante para prevenir as infecções vaginais do tipo bacteriano, consiste em prestar atenção à forma como você limpa a vulva depois de urinar. Esta limpeza deve ser sempre feita da vagina para o ânus, desta forma evita-se que bactérias da área perianal passem para a zona vaginal.

5

Também é conveniente escolher roupa interior de algodão, pois permite que a área respire da forma adequada. Não é recomendável o uso de roupas íntimas muito justas nem de calcinhas fio-dental, que costumam comprometer a higiene vaginal. As calças muito apertadas nesta área também são contraindicadas, podendo causar infecções.

Como prevenir infecções vaginais - Passo 5
6

Quando chegar o verão, ou se você pratica com frequência esportes aquáticos, é fundamental evitar permanecer durante muito tempo com a roupa de banho molhada, já que a umidade pode aumentar a proliferação de bactérias e fungos como a candidíase, causando infecções vaginais.

7

Se tem uma vida sexualmente ativa, é importante considerar algumas recomendações para evitar infecções vaginais:

  • Use camisinha, principalmente se praticar sexo casual. Algumas infecções vaginais como a tricomoníase são de transmissão sexual.
  • Se pratica sexo anal lembre-se de evitar o contato vaginal depois do pênis estar em contato com o ânus. Esta prática pode transportar bactérias de um lugar para o outro, causando infecções importantes.
  • É recomendável urinar antes e depois do sexo, para favorecer a eliminação de possíveis bactérias.
Como prevenir infecções vaginais - Passo 7
8

A hidratação é também um aspecto fundamental. As mulheres que consomem menos líquido por dia são mais propensas a sofrer infecções vaginais devido à concentração das bactérias na urina. Recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia.

Sugestão: Por que sinto ardência quando transo?

Como prevenir infecções vaginais - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir infecções vaginais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como prevenir infecções vaginais

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir infecções vaginais
1 de 5
Como prevenir infecções vaginais

Voltar ao topo da página