Problemas de tiroide

Como prevenir o bócio

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir o bócio

O aumento do tamanho da glândula tireoide é o que se conhece como bócio, uma doença que gera o aparecimento de uma espécie de volume no pescoço e que origina problemas hormonais. Esta condição pode ocorrer por diferentes motivos e, ainda que alguns sejam inevitáveis, existem formas para tentar prevenir o bócio. Neste artigo de umComo explicamos com detalhe.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas do bócio
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, vale destacar que as causas do bócio podem ser muitas e muito diversas, entre as quais destacamos:

  • Déficit de iodo;
  • Tireoidite;
  • Infecções nas tiroides;
  • Problemas congênitos;
  • Hashimoto;
  • Doença de Basedow-Graves;
  • Gravidez;
  • Puberdade;
  • Ingestão de anticoncepcionais orais.

Além disso, é necessário saber com base na gravidade e na forma, que existem diferentes tipos de bócio que -em grandes traços- se dividem entre o bócio simples e o nodular. Quando se trata de bócio multinodular, não existem medidas de prevenção.

2

Deste modo, será necessário tomar medidas para prevenir aqueles fatores de risco que aumentam a probabilidade de que a glândula tireoide aumente de tamanho. Por isso, será essencial ingerir a quantidade de iodo necessária para o correto funcionamento do nosso organismo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o iodo diário recomendado oscila entre 100 e 150 microgramas; além disso, no caso de mulheres grávidas ou em período de amamentação, recomenda-se aumentar esta ingestão até aos 200 microgramas ao dia.

3

Uma correta alimentação será uma das formas para prevenir o bócio por falta de iodo, de maneira que deverá se certificar de que a sua dieta contém suficientes alimentos ricos em iodo. Também será recomendável usar sal iodado na hora de cozinhar, ao invés de sal comum, para ajudar a aumentar estes níveis.

4

Os controles hormonais tireóideos são outra das vias de prevenção do bócio, já que este tipo de revisão poderá detectar a tempo se está ocorrendo algum tipo de problema na glândula tireóidea. O seu médico poderá encaminhá-lo ao endócrino caso exista algum tipo de alteração hormonal.

5

Outro dos fatores que pode gerar o aparecimento do bócio simples são os medicamentos bociogênicos, ou seja, que interferem no mecanismo da tireoide e provocam uma alteração no aproveitamento do iodo. Deste modo, no caso de tomar alguma medicação, deverá consultar o seu médico para saber se podem interferir com esta glândula.

6

Será fundamental conhecer quais são os sintomas do bócio, para poder detectar assim esta condição a tempo e consultar o médico para que realize o diagnóstico apropriado e nos proporcione o tratamento mais adequado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o bócio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como prevenir o bócio