Como prevenir o infarto agudo de miocárdio

Como prevenir o infarto agudo de miocárdio

O infarto agudo de miocárdio implica a morte de uma porção do músculo cardíaco, o qual se produz devido à obstrução completa de uma artéria coronária. Trata-se de uma das causas de mortalidade mais comuns e frequentes em países desenvolvidos, mas muitas vezes poderia se prevenir adotando hábitos de vida saudáveis e seguindo um tratamento apropriado para algumas doenças ou condições como a diabetes, a hipertensão ou o colesterol elevado. No seguinte artigo de umComo vamos lhe falar daqueles fatores de risco dos infartos que se podem modificar e mostramos-lhe as recomendações principais para prevenir o infarto agudo do miocárdio.

Passos a seguir:
1

Muitos dos principais fatores de risco que influenciam num infarto agudo do miocárdio são modificáveis e podem se evitar ou controlar se se seguirem regras de vida saudáveis. Estes fatores aos quais nos referimos são o colesterol elevado no sangue, os níveis altos de triglicérides, a hipertensão arterial, a diabetes, o sobrepeso, o tabagismo, o estresse ou seguir uma vida sedentária. Pelo que se tivermos cuidado com eles e cuidarmos da nossa saúde, tal como lhe indicamos de seguida, é possível reduzir o risco de sofrer infartos prematuros.

2

Uma das regras saudáveis mais importantes para prevenir infartos do miocárdio é seguir uma alimentação saudável e equilibrada dia após dia, visto que isto é fundamental para o bom funcionamento do coração e do sistema vascular. Um bom exemplo de alimentação saudável recomendada pelos especialistas é a dieta mediterrânea, por ser muito rica em frutas, verduras, peixe, legumes e cereais.

É especialmente importante cozinhar saudável e reduzir ou moderar o consumo de frituras, embutidos, carnes, pastelaria, sal e açúcar. A isso, deve adicionar a ingestão suficiente de água, sendo a quantidade recomendada de 1,5 ou 2 litros de água diários.

3

Deixar de lado a vida sedentária também é fundamental para manter o sistema cardiovascular em forma, pelo que deve se consciencializar e realizar como mínimo cerca de 30 ou 60 minutos de exercício físico todos os dias. Segundo os especialistas, as melhores atividades para favorecer a saúde do coração são as aeróbicas como caminhar, andar de bicicleta ou fazer natação. Lembre-se que a intensidade e o tipo de atividade deverá ser escolhida sempre em função da idade e do estado de saúde da pessoa.

4

Livrar-se de alguns hábitos nocivos como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabaco é uma medida importante na prevenção de infartos de miocárdio e outros problemas de saúde. Tenha em conta que o tabaco, afeta gravemente e danifica os vasos sanguíneos do coração, o cérebro e as extremidades, pelo que supõe um grande risco que convém evitar a todo o custo. Se é fumador e necessita de alguns conselhos que lhe ajudem a livrar-se desse hábito tão prejudicial, recomendamos que consulte o artigo como deixar de fumar.

5

As pessoas que sofrem de diabetes devem manter controlados os seus níveis de açúcar no sangue, uma vez que esta condição aumenta as possibilidade de sofrer de um infarto de miocárdio, assim como acidentes cerebrovasculares. Além disso, será fundamental que sigam uma dieta saudável cortando na ingestão de açúcar, pratiquem exercício físico, evitem o tabaco e o álcool. No artigo como cuidar da diabetes explicamos-lhe com detalhe como devem ser os hábitos de vida dos pacientes diabéticos para se manter saudável.

6

Além disso, as pessoas com níveis de colesterol muito elevados deverão ter cuidado e tomar medidas para o reduzir e diminuir, ao mesmo tempo, o risco de doença cardiovascular e infarto de miocárdio. Para isso, será necessário cuidar da alimentação eliminando aqueles alimentos que aumentam o colesterol mau (carnes vermelhas, embutidos, marisco, ovo, lácteos ricos em gordura, gorduras saturadas), fazer exercício físico, reduzir o estresse e consultar o médico para saber se precisa de algum tipo de tratamento específico.

7

Por último, para prevenir infartos do miocárdio, é recomendável manter a pressão arterial controlada, uma vez que se for elevada pode danificar o revestimento interior das artérias, formar depósitos de gordura e aumentar, por conseguinte, o risco de infarto. Se sofre de hipertensão, será importante que siga hábitos de vida saudáveis e tenha em conta recomendações como as que lhe mostramos no artigo Como tratar a hipertensão arterial.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o infarto agudo de miocárdio, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Estas medidas não impedem que as pessoas sofram um evento coronário, mas diminuem seus riscos.