Partilhar

Como prevenir o pé de atleta

Como prevenir o pé de atleta

A tinha de pé, conhecida também como pé de atleta, é um dos problemas mais comuns nos pés. Produz-se devido à presença de fungos nos pés, causando incômodos sintomas que podem chegar a limitar bastante o calçado que usamos e as atividades que realizamos. No entanto, mudando alguns hábitos e seguindo certas indicações é possível prevenir o pé de atleta de uma forma eficaz. Continue lendo porque em umComo.com.br explicamos como fazer isso.

Passos a seguir:
1

Os fungos se reproduzem com facilidade em ambientes escuros, úmidos e cheios de bactérias, por isso os pés são áreas onde costumamos encontrá-los com frequência. O pé de atleta é uma condição comum em quem pratica esportes aquáticos, usa chuveiros públicos ou utiliza todos os dias calçado inadequado, mas também aparece em pessoas que costumam deixar de lado o cuidado dos pés. Evitar este problema é mais fácil do que parece, mudando apenas alguns hábitos você conseguirá isso.

2

Para prevenir o pé de atleta é muito importante lavar muito bem seus pés durante o banho para reduzir a acumulação de bactérias. Mas é ainda mais importante secar os pés adequadamente depois de sair do banho, para impedir a acumulação de umidade que aumenta a possibilidade de aparecerem fungos.

Lembre-se de passar a toalha entre cada dedo e garantir a eliminação da água.

3

Controlar a umidade nos pés é muito importante para prevenir o pé de atleta, por isso é recomendável usar meias de algodão que permitam que o pé sue adequadamente. Se achar necessário, troque as meias duas vezes por dia para manter seus pés secos.

Além disso, é recomendável evitar os materiais sintéticos, pois aumentam a sudoração.

4

Quanto aos sapatos também é preferível escolher materiais naturais como o couro, pois permitem que o pé respire adequadamente. Recomenda-se também alternar o calçado permitindo que areje, evitando desta forma a umidade constante e a acumulação de bactérias.

Não é recomendável usar com muita frequência calçado de plástico pois aumentam o suor e produzem mau cheiro nos pés.

5

Em espaços públicos como piscinas ou chuveiros, nunca se esqueça de usar chinelos ou sapatilhas para água, desta forma você evita que os pés entrem em contato direto com os fungos e bactérias que costumam se acumular neste tipo de espaços por causa da umidade constante, conseguindo prevenir o pé de atleta.

6

Se no passado já tiver tido várias vezes pé de atleta, é muito importante usar talco ou desodorante antimicótico para manter este problema controlado. Visitar um ortopedista também ajuda caso seja necessário um tratamento profissional ou se os sintomas de fungos nos pés estiverem causando muitos problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o pé de atleta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como prevenir o pé de atleta

Como prevenir o pé de atleta
Como prevenir o pé de atleta

Voltar ao topo da página