Partilhar

Como prevenir o Zika vírus

Por Sara Viega. Atualizado: 2 julho 2018
Como prevenir o Zika vírus

Mosquitos do gênero aedes que residem nas zonas tropicais tanto da África como da Ásia e América são os responsáveis por transmitir o Zika vírus, um tipo de doença leve que pode apresentar alguns sintomas similares aos de um resfriado e cuja cura costuma se apresentar sem complicação alguma. Este vírus também é conhecido com as siglas ZIKV e é um flavivírus que, através dos mosquitos se encarregam de transmitir a doença.

Os primeiros casos foram descobertos nos anos 50 na África, mas desde 2007 foi-se estendendo pelo Pacífico até que em 2015 se encontraram os primeiros casos no Brasil. Por ser um vírus que se propaga através da picada de um mosquito, é possível evitar o contágio, por isso, neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como prevenir o Zika vírus.

Também lhe pode interessar: Como é transmitido o zika vírus
Passos a seguir:
1

O zika vírus, também conhecido como ZIKV ou ZIKAV, desde 2015 que começaram a ser documentados alguns casos em diferentes países da América do Sul com o primeiro surto no Brasil. Começou-se a pesquisar por que diferentes pacientes apresentavam erupções na pele cuja origem era desconhecida.

O zika vírus aparece devido à picada de um mosquito que está infectado; cataloga-se como um flavivírus, isto é, animais invertebrados tais como os pernilongos (mosquitos) e os carrapatos que picam o ser humano e podem ser portadores de diferentes doenças tais como a dengue, a febre amarela, entre outros.

Como prevenir o Zika vírus - Passo 1
2

Não existe nenhum tratamento que nos ajude a evitar o contágio do zika vírus de modo que, atualmente, devemos apenas redobrar as medidas para evitar que um mosquito nos possa picar e, portanto, transmitir-nos a doença. Por isso, deveremos ter mais cuidado em nossa casa e com a nossa higiene para conseguir manter o controle dos pernilongos.

De seguida, damos-lhe algumas das melhores medidas para prevenir o zika vírus para que possa colocá-las em prática em sua vida diária:

  • Uso de repelente de mosquitos tanto durante o dia como pela noite: esta é uma das medidas básicas para evitar as picadas destes insetos. Passe o repelente escolhido em toda a sua roupa bem como nas partes da sua pele que estejam descobertas e mais vulneráveis às picadas.
  • Cubra a sua pele: também é recomendável que se for para zonas naturais onde haja abundância de mosquitos, cubra a sua pele com roupas para evitar ficar com a pele exposta.
  • Use mosquiteiros: tanto nas portas como nas janelas, os mosquiteiros ajudarão a manter-se afastado destes insetos; também se recomenda que instale um em sua cama para evitar que passem durante a noite e possam picar você. Neste artigo explicamos para você como fazer um mosquiteiro de teto.
  • Plantas aromáticas em casa: há alguns aromas provenientes de plantas que funcionam como repelentes naturais dos pernilongos e, por isso, é altamente recomendável tê-las em casa. Alguns dos cheiros mais eficientes são a lavanda, a citronela ou o eucalipto.
  • Evite o acúmulo de lixo: os mosquitos sentem-se atraídos pelos restos de comida, por isso é importante evitar os focos de concentração destes insetos aumentando a higiene de sua casa e retirando, diariamente, o lixo.
  • Elimine a umidade: também não deve ter potes com água ou espaços úmidos, pois atraem os mosquitos.

Além de tudo isto, as investigações médicas continuam estudando os efeitos do zika vírus, por isso, atualmente recomenda-se usar preservativos durante as 2 semanas posteriores à recuperação para evitar o contágio pela saliva.

Como prevenir o Zika vírus - Passo 2
3

Desde o momento em que um mosquito portador do zika vírus pica você pode passar de 3 a 12 dias até que apareçam os primeiros sintomas do vírus; no entanto é importante que saiba que apenas 20% dos pacientes apresentam alguns sinais de infecção, por isso é muito provável que seja uma doença assintomática.

Dependendo da resposta imunológica de cada pessoa podem aparecer mais ou menos sintomas e entre os mais frequentes destacam-se os seguintes:

  • Febre (menos de 39ºC)
  • Dores musculares e nas articulações
  • Dores de cabeça
  • Debilidade
  • Erupção cutânea e inflamação
  • Conjuntivite

Estes sintomas podem durar de 4 a 7 dias e podem desaparecer sozinhos ou, pelo contrário, pode ser necessário um tratamento leve, o mesmo que costuma ser usado quando sofremos de um resfriado comum. Até aos dias de hoje não houve nenhuma complicação importante nos pacientes que foram contagiados por este vírus.

Em umComo.com.br explicamos-lhe de forma detalhada quais são os sintomas da zika.

Como prevenir o Zika vírus - Passo 3
4

Deve saber que no caso de estar grávida deverá redobrar as medidas de precaução para não se contagiar com o zika vírus. O motivo é que durante o ano de 2015 no Brasil houve um aumento do nascimento de bebês com microcefalia, uma condição que ocorre durante o desenvolvimento do embrião ou durante os primeiros anos e que consiste no crânio ser mais pequeno que o normal. Isto faz com que o bebê possa sofrer de atrofia cerebral e, em alguns casos, inclusive a morte.

De fato, no Brasil, os casos de microcefalia multiplicaram para 30 e isto coincide com o aparecimento do zika vírus no país. Por este motivo, os órgãos oficiais brasileiros confirmaram que existe uma relação direta entre o vírus e esta anomalia gestacional. Assim, no caso de estar grávida deverá aumentar as medidas preventivas para salvaguardar a sua saúde e também a do seu bebê.

Como prevenir o Zika vírus - Passo 4
5

Atualmente não existe nenhum tratamento para o zika vírus, já que é uma doença que costuma passar sozinha. Os médicos recomendam apenas um tratamento para o alívio dos sintomas.

Recomenda-se ficar em repouso, controlar a febre com medicamentos comuns, mas está totalmente desaconselhado o uso de aspirinas, porque aumenta o risco de sangramento. Também é favorável aumentar o consumo de água para compensar a que se perde durante a recuperação.

Para evitar o contágio de outras pessoas recomenda-se não se aproximar muito do paciente durante a primeira semana e não compartilhar saliva com ele, já que o vírus pode se espalhar por aí. De modo que não compartilhe copos, talheres nem beijos com o afetado para evitar ficar doente.

Como prevenir o Zika vírus - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir o Zika vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir o Zika vírus

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir o Zika vírus
1 de 6
Como prevenir o Zika vírus

Voltar ao topo da página