Partilhar

Como prevenir os fungos nos pés

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir os fungos nos pés

Os fungos nos pés são um dos problemas podológicos mais frequentes. Apresentam-se especialmente durante os meses de maior calor, ainda que também sejam frequentes em pessoas cujos pés se encontram habitualmente expostos à umidade, por exemplo, quem pratica atividades aquáticas, trabalhe em piscinas, etc. Mas evitar o contágio destes incômodos parasitas é possível tomando algumas medidas oportunas; por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como prevenir os fungos nos pés. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho fungos nos pés
Passos a seguir:
1

Os fungos são altamente contagiosos, por isso podem ser adquiridos tanto no ambiente, especialmente quando há calor e umidade, como pelo contágio de uma pessoa a outra ou inclusive entre partes afetadas de nosso próprio corpo. Estes parasitas requerem de um ambiente úmido e escuro para viver adequadamente, por isso nossos pés são ideais para sua reprodução.

Além dos incômodos sintomas que produzem, quando se instalam nas unhas podem ocasionar problemas estéticos e de saúde que requerem a atenção de um podólogo. Por isso o melhor é prevenir os fungos nos pés seguindo alguns conselhos oportunos.

2

Os pés são propensos ao suor, especialmente se não usamos meias ou sapatos adequados; por isso o primeiro passo para prevenir os fungos nesta zona é escolher meias elaboradas em algodão, que permitam a adequada transpiração do pé e com isso evitam o acúmulo de umidade e bactérias.

Além disso, recomenda-se evitar sapatos plásticos ou sintéticos, e escolher aqueles de materiais naturais, por exemplo, os de pele. Se não for possível, então recomenda-se optar por modelos que garantam uma boa ventilação, sempre escolhendo de forma adequada o seu tamanho, pois o calçado apertado aumenta a sudoração.

3

É importantíssimo que tenha tempo de secar bem seus pés cada vez que tomar um banho, especialmente entre os dedos. Evitar a umidade nesta zona é fundamental na hora de prevenir os fungos nos pés e garantir que não estamos favorecendo um ambiente propício para seu crescimento.

4

O uso de talco para prevenir a sudoração dos pés é um grande aliado, não só para controlar o mau cheiro nesta zona, mas também a umidade derivada do suor, o que ajudará a manter os fungos sob controle.

5

É importante, ainda, que estique muito bem as toalhas após as usar para assim prevenir os fungos nos pés; não se esqueça de que a umidade é a melhor aliada destes invasores e se suas toalhas se mantêm sempre molhadas poderiam se converter em um foco de contágio.

6

Se você costuma ir a piscinas ou toma banhos em chuveiros públicos com frequência, além de seguir todos os conselhos anteriores, é recomendável que tome banho sempre com chinelos. Isto ajudará a limitar o contato entre seus pés e superfícies nas quais poderia ter muitos fungos.

7

Os fungos nos pés podem trazer consigo um problema mais difícil de eliminar: os fungos nas unhas, por isso se recomenda que em sua presença vá imediatamente a um podólogo para receber o tratamento adequado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir os fungos nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como prevenir os fungos nos pés

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir os fungos nos pés
Como prevenir os fungos nos pés

Voltar ao topo da página