Partilhar

Como prevenir os fungos nos pés

Como prevenir os fungos nos pés

Os fungos nos pés são um dos problemas podológicos mais frequentes. Apresentam-se especialmente durante os meses de maior calor, ainda que também sejam frequentes em pessoas cujos pés se encontram habitualmente expostos à umidade, por exemplo, quem pratica atividades aquáticas, trabalhe em piscinas, etc. Mas evitar o contágio destes incômodos parasitas é possível tomando algumas medidas oportunas; por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como prevenir os fungos nos pés. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho fungos nos pés
Passos a seguir:
1

Os fungos são altamente contagiosos, por isso podem ser adquiridos tanto no ambiente, especialmente quando há calor e umidade, como pelo contágio de uma pessoa a outra ou inclusive entre partes afetadas de nosso próprio corpo. Estes parasitas requerem de um ambiente úmido e escuro para viver adequadamente, por isso nossos pés são ideais para sua reprodução.

Além dos incômodos sintomas que produzem, quando se instalam nas unhas podem ocasionar problemas estéticos e de saúde que requerem a atenção de um podólogo. Por isso o melhor é prevenir os fungos nos pés seguindo alguns conselhos oportunos.

2

Os pés são propensos ao suor, especialmente se não usamos meias ou sapatos adequados; por isso o primeiro passo para prevenir os fungos nesta zona é escolher meias elaboradas em algodão, que permitam a adequada transpiração do pé e com isso evitam o acúmulo de umidade e bactérias.

Além disso, recomenda-se evitar sapatos plásticos ou sintéticos, e escolher aqueles de materiais naturais, por exemplo, os de pele. Se não for possível, então recomenda-se optar por modelos que garantam uma boa ventilação, sempre escolhendo de forma adequada o seu tamanho, pois o calçado apertado aumenta a sudoração.

3

É importantíssimo que tenha tempo de secar bem seus pés cada vez que tomar um banho, especialmente entre os dedos. Evitar a umidade nesta zona é fundamental na hora de prevenir os fungos nos pés e garantir que não estamos favorecendo um ambiente propício para seu crescimento.

4

O uso de talco para prevenir a sudoração dos pés é um grande aliado, não só para controlar o mau cheiro nesta zona, mas também a umidade derivada do suor, o que ajudará a manter os fungos sob controle.

5

É importante, ainda, que estique muito bem as toalhas após as usar para assim prevenir os fungos nos pés; não se esqueça de que a umidade é a melhor aliada destes invasores e se suas toalhas se mantêm sempre molhadas poderiam se converter em um foco de contágio.

6

Se você costuma ir a piscinas ou toma banhos em chuveiros públicos com frequência, além de seguir todos os conselhos anteriores, é recomendável que tome banho sempre com chinelos. Isto ajudará a limitar o contato entre seus pés e superfícies nas quais poderia ter muitos fungos.

7

Os fungos nos pés podem trazer consigo um problema mais difícil de eliminar: os fungos nas unhas, por isso se recomenda que em sua presença vá imediatamente a um podólogo para receber o tratamento adequado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir os fungos nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como prevenir os fungos nos pés

Como prevenir os fungos nos pés
Como prevenir os fungos nos pés

Voltar ao topo da página