Os piolhos

Como prevenir os piolhos na cabeça

Como prevenir os piolhos na cabeça

Os piolhos são pequenos parasitas que vivem nos folículos do cabelo e da roupa, estes insetos se alimentam ao picar a pele e sugar o sangue, causando coceira e um incômodo para o anfitrião. Estes parasitas são muito comuns em crianças de entre 4 e 6 anos, aumentando o seu contágio na época escolar, onde os mais pequenos costumam brincar próximo uns aos outros e partilhar utensílios como pentes ou acessórios para o cabelo. Não há dúvida de que a prevenção é a melhor arma para lutar contra eles, por isso em umComo.com.br explicamos como prevenir os piolhos na cabeça e reduzir ao mínimo um possível contágio.

Vai precisar de:

  • Aspirador de pó
  • Máquina de lavar roupa e secar
Também lhe pode interessar: Substâncias para a eliminação dos piolhos

Passos a seguir:

1

Para evitar os piolhos, é importante que tanto você como a criança tenham claras as formas de contágio e evitem situações que possam aumentar as possibilidade de sofrer com piolhos.

Comece por dizer à criança que não deve juntar as cabeças, tentando limitar um contato muito próximo. Entre crianças não é fácil estabelecer a ideia de espaço pessoal, mas é precisamente quando as crianças juntam as suas cabeças para observar algo ou brincar, quando os piolhos passam mais facilmente de um lado para o outro.

2

Para prevenir os piolhos na cabeça é muito importante evitar partilhar objetos de uso pessoal que toquem nesta zona, como escovas, pentes, chapéus, jaquetas com capuz e lenços. A troca de qualquer destes objetos entre uma pessoa com piolhos e outra que não os tem, é suficiente para o contágio ocorrer.

Como prevenir os piolhos na cabeça - Passo 2
3

Explique às crianças que no colégio deverão guardar a sua roupa, de preferência, na mochila ao invés de a pendurarem nos cabides disponíveis para isso. As jaquetas, blusas, lenços ou chapéus, podem conter piolhos que se passarão facilmente para a roupa próxima, pelo que é melhor mantê-la em um lugar mais isolado e seguro.

Esta recomendação deve se aplicar da mesma forma a qualquer lugar em que haja muitas crianças juntas.

4

O penteado é um grande aliado para prevenir os piolhos com eficácia. No caso dos meninos, quanto mais curto estiver o cabelo melhor ainda, sendo o rapado uma alternativa bastante eficaz. Para as meninas há outras opções a ter em conta, por exemplo levar o cabelo apanhado em um rabo de cabelo ou com tranças é de grande ajuda para dificultar o contágio com estes parasitas.

Esta medida deve ser aplicada sem hesitação quando há um surto de piolhos no colégio.

Como prevenir os piolhos na cabeça - Passo 4
5

Também é possível otimizar algumas medidas no momento de lavar a cabeça das crianças para evitar os piolhos. Usar o condicionador dificulta que as lêndeas possam se aderir às fêmeas do cabelo, do mesmo modo é recomendável utilizar produtos com odores fortes para dissuadir estes parasitas, por exemplo a colônia infantil. Basta adicionar um pouco na cabeça depois de a lavar.

Não se recomenda lavar o cabelo da criança semanalmente com xampu para piolhos como modo de prevenção, pois estes produtos contêm químicos fortes que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo se forem usados com frequência. Neste caso o melhor é usar os sprays repelentes, à venda em farmácias.

Como prevenir os piolhos na cabeça - Passo 5
6

Revisar a cabeça das crianças uma vez por semana é uma excelente forma de detetar a tempo um contágio de piolhos, e evitar que o mesmo se propague. Além disso, pode ensinar ao seu filho a pentear-se com pentes especiais para lêndeas, no caso de um contágio conseguirá detetar com antecedência o problema e tratar dele a tempo.

Como prevenir os piolhos na cabeça - Passo 6
7

Se alguém em casa tem piolhos, é importante que os objetos pessoais como escovas, pentes e toalhas estejam separados dos do resto da família. Lave a roupa de cama com água quente, aspire a casa e zonas comuns diariamente e, de seguida coloque em prática o tratamento para combater os piolhos. Deverá evitar apenas que os piolhos acabem na cabeça de todos.

E se quiser conhecer outras recomendações úteis sobre este tema, convidamos você a consultar os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir os piolhos na cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Almerinda Santos
Excelente artigo! Muito obrigado pelas dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Almerinda, obrigada nós pela sua visita e comentário :)
1 de 5
Como prevenir os piolhos na cabeça