Os piolhos

Como prevenir os piolhos no corpo

Como prevenir os piolhos no corpo

Uma infestação de piolhos é uma experiência desagradável que pode afetar qualquer um. Os piolhos são pequenos parasitas que vivem nos folículos do cabelo e da roupa, se alimentam ao picar a pele e sugar o sangue, causando coceira e incômodo para o anfitrião. Há três tipos de piolhos nos seres humanos: o piolho na cabeça (Pediculus humanus capitis), o piolho do corpo (pediculus humanus corporis) e o piolho-da-púbis (Pthirus pubis). Prevenir esta condição incômodo é possível adotando algumas medidas no dia a dia, por isso em umComo explicamos-lhe com detalhe como prevenir os piolhos no corpo de forma simples.

Vai precisar de:

  • Aspirador
  • Máquina de lavar roupa e secar
Também lhe pode interessar: Como prevenir os piolhos na cabeça

Passos a seguir:

1

Ficar contagiado com piolhos no corpo não é uma situação muito comum, no entanto pode ocorrer quando entramos em contato com alguém que os tem ou com alguma superfície na qual estes insetos estejam presentes. Identificar os seus sintomas é importante para poder combater esta praga e evitar os incômodos que as suas picadas produzem.

Os principais sinais da presença dos piolhos no corpo são:

  • Coceira intensa no corpo, em especial naquelas zonas onde a roupa fica mais justa como a cintura das calças, as virilhas ou as alças do sutiã.
  • Aparecimento de marcas de picadas vermelhas na pele em forma de protuberâncias, que pode gerar pequenas feridas e crostas.
2

A primeira dica para prevenir os piolhos no corpo é evitar por completo o contato com a roupa de cama, toalhas e peças de roupa de qualquer pessoa que tenha piolhos no corpo, pois é neste tipo de têxteis em que normalmente ocorre o contágio dos piolhos no corpo.

Esta praga costuma estar presente em pessoas com uma higiene pobre que além disso não lavam com frequência a sua roupa e peças de uso diário, assim como naqueles espaços pequenos em que vivem muitas pessoas e onde a higiene diária não é a mais adequada. Trata-se de uma condição pouco habitual em quem toma banho diariamente e cuida da sua higiene geral.

3

Quem tem piolhos no corpo é provável que além desses também tenha piolhos na cabeça e na zona púbica, de maneira que convém verificar estas áreas para tomas as medidas pertinentes e conseguir assim eliminá-los.

Dado que este tipo de insetos habita principalmente em nossas peças de roupa, toalhas e roupa de cama é importante lavar todas estas peças a mais de 55ºC para eliminar os piolhos, além disso é conveniente colocar a roupa na máquina de secar para maximizar assim o efeito. Se esteve em contato próximo a alguém que tem esta condição é conveniente tomar estas precauções.

Como prevenir os piolhos no corpo - Passo 3
4

Se suspeita que tem piolhos no corpo é importante revisar também a sua cabeça para identificar os piolhos e lêndeas e iniciar o tratamento para os eliminar no caso de os ter. Os produtos à venda em farmácias são a solução mais eficaz para tratar esta condição, mas além disso existem cremes de uso tópico para aplicar nas picadas presentes no corpo para aliviar os incômodos.

Uma boa higiene e a lavagem de todas as peças de roupa, cama e toalhas servirá para acabar com esta condição.

Como prevenir os piolhos no corpo - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir os piolhos no corpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Dunalva naves cardoso
Quero remedio pra cabar coheira em todo meu copo que mordida Pioho galinha nao aguento mais todos os dias esse pioho galinha me morde toda hora poriho me ajudem com losan que poso usa para acabar coheira dunalva
1 de 3
Como prevenir os piolhos no corpo