Como prevenir piolhos na zona pubiana

Como prevenir piolhos na zona pubiana

Uma infestação de piolhos é uma experiência desagradável que pode afetar qualquer um. Os piolhos são pequenos parasitas que vivem nos folículos do cabelo e da roupa. Os piolhos alimentam-se ao picar a pele e sugar o sangue, causando coceira e incômodo para o anfitrião. Há três tipos de piolhos nos seres humanos: os piolhos da cabeça (Pediculus humanus capitis), o piolho do corpo (pediculus humanus corporis) e os piolhos do púbis (Pthirus pubis), mais conhecidos como chatos. A prevenção da propagação dos piolhos é possível mediante a realização de algumas tarefas simples. A seguir explicaremos como prevenir piolhos humanos no púbis.

Vai precisar de:
  • Aspirador
  • Máquina de lavar roupa
  • Secador
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é conveniente saber os sintomas ou sinais que uma pessoa sofre quando padece de uma infestação de piolhos ou lêndeas. O principal sintoma que estes pequenos insetos provocam é um intenso ardor na zona genital, além disso é possível que apareçam pequenas marcas avermelhadas ou azuladas que indicam as zonas em que aconteceram picadas e as lêndeas ou os ovos se encontram no pelo da púbis. Em algumas ocasiões, as picadas podem causar reações alérgicas e a formação de úlceras, para evitar a formação destas infecções mais severas de pele é aconselhável evitar coçar-se continuamente.

2

A via de contágio pela qual os piolhos púbicos se podem transmitir mais facilmente é o contato sexual, por isso deverá evitar ter demasiados parceiros sexuais e proteger-se através do uso de camisinha ao ter relações. No entanto, deve saber que o uso de preservativo não exclui a possibilidade de o seu companheiro o contagiar de piolhos pubianos, mas certifique-se de que pelo menos se trata de uma pessoa que tem um boa higiene pessoal, uma vez que isto prevenirá de outras infecções.

3

Embora em menor medida, as lêndeas também se podem transmitir ao usar os mesmos lençóis, roupa de cama, toalhas ou roupa interior da pessoa que sofre da infeção. É por isso que se aconselha a não partilhar este tipo de peças de roupa e a lavar toda a roupa da pessoa infectada em separado do resto dos membros da família. Para acabar com aqueles piolhos ou lêndeas que possam ter ficado na roupa, esta deve ser lavada à máquina através de um programa de água quente a 55ºC. No caso de usar uma secadora de roupa, o melhor é que o faça através de uma secagem quente com a duração de 20 minutos aproximadamente.

4

Na tarefa de prevenir os piolhos tome especial atenção à higiene da zona íntima. Sobretudo, certifique-se de que a sua zona genital está bem limpa e lave-a diariamente utilizando um sabão suave ou de pH neutro para não causar irritações. Outra medida de higiene que é perfeita para evitar o contágio de lêndeas é depilar-se ou reduzir o pelo genital, desta forma diminui consideravelmente o risco de que este pequenos insetos infetem e se alojem na zona pilosa da púbis colocando assim os seus ovos e causando sintomas desagradáveis como os que indicamos anteriormente.

5

Agora que já sabe as medidas que deve adotar para prevenir os piolhos púbicos, tenha em conta que este tipo de infestação se mantém no corpo ate´que seja tratado ou eliminado completamente através da aplicação de alguns fármacos. É por isso que deverá recorrer ao seu médico para que seja ele quem lhe receite o tratamento adequado, normalmente costuma-se receita um tipo de xampu que contém permetrina, o qual deve ser aplicado na zona afetada tal e qual como se especifica na embalagem. Depois de levar a cabo o tratamento, é muito provável que as lêndeas continuem fixas aos pelos e para eliminá-as definitivamente pode recorrer a um pente especial para isso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir piolhos na zona pubiana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.