menu
Partilhar

Como prevenir um ataque cardíaco

Como prevenir um ataque cardíaco

É fundamental tomar medidas para prevenir os ataques cardíacos ou infartos de miocárdio - ambos os nomes referem-se à mesma condição - visto que se trata de uma das causas de morte mais comuns hoje em dia. É por isso que se torna indispensável prestar atenção à saúde do nosso coração e reduzir assim o risco de sofrer de um infarto. Por isso, não espere mais e aprenda com este artigo de umComo como prevenir um ataque cardíaco.

Também lhe pode interessar: Como prevenir o infarto agudo de miocárdio
Passos a seguir:
1

O primeiro conselho para evitar e prevenir ataques cardíacos é cuidar da sua alimentação e do seu peso. Cuidado com as calorias a mais! Se elas não forem gastas, transformam-se em gorduras, e o aumento de peso sobrecarrega o coração e aumenta o colesterol no sangue, criando uma pré-disposição à arteriosclerose. Um homem cujo peso supere em mais de 20% o seu peso normal tem um risco maior de sofrer um ataque cardíaco.

Assim, deverá seguir uma dieta equilibrada e não controlar apenas os alimentos que ingere, mas também as quantidades. No caso do seu peso estar acima do recomendado para a sua constituição, deverá iniciar uma dieta de emagrecimento.

Como prevenir um ataque cardíaco - Passo 1
2

O segundo conselho para prevenir os ataques cardíacos está relacionado com o primeiro e é fazer exercício de forma regular para se manter em forma. Praticar esporte de forma regular também nos ajudará a fortalecer o nosso coração, pelo que reduziremos o risco de infartos. Assim, deverá procurar um esporte ou atividade física que goste de praticar e ser constante na hora de a praticar.

3

Outro dos fatores de risco que podem provocar um ataque de coração é o tabagismo, de modo que as pessoas fumadoras deverão acabar de imediato com este hábito tão pouco saudável. Para isso, em umComo oferecemos-lhe inúmeros conselhos e recomendações através dos seguintes artigos:

4

Por outro lado, também será imprescindível deixar de lado o estresse e a ansiedade para reduzir assim o risco de sofrer de um infarto de miocárdio. As preocupações, assim como as tensões nervosas e emocionais aumentam a pressão sanguínea e o colesterol.

É por isso que ser bastante apropriados levar a cabo atividades que propiciem o relaxamento, como pode ser o yoga e a meditação que nos ajudarão a manter os nossos nervos calmos e a sermos capazes de enfrentar as situações complicadas mais facilmente.

5

A hipertensão arterial ou pressão alta é outra das principais causas de doença cardíaca. Por isso, é necessário medir a pressão arterial de forma periódica e manter os valores de tensão dentro dos níveis considerados normais.

Na maioria das pessoas, uma pressão arterial normal é a pressão sistólica (quando o coração está se contraindo) de 140 mm ou menos e uma pressão diastólica (quando o coração está relaxando) de 90 mm ou menos. Recomendamos que leia o artigo sobre quais são os valores normais de pressão arterial para que não fique com dúvidas.

6

Controles médicos periódicos. Quando alguém faz anos, o melhor presente que pode oferecer a si mesmo é um controle médico. Prevenir é sempre melhor que curar, de maneira que assim poderá dar mais vida útil ao coração, um amigo que deve cuidar bem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir um ataque cardíaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

1 comentário
A sua avaliação:
Antonio Fernando Terra
AGRADEÇO OS ESCLARECIMENTOS.

Como prevenir um ataque cardíaco
1 de 7
Como prevenir um ataque cardíaco

Voltar ao topo da página