Partilhar

Como prevenir um terçol

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir um terçol

Um terçol é uma infecção bacteriana que produz o aparecimento de uma protuberância dolorosa na pálpebra inferior ou superior dos nossos olhos. Trata-se de um problema muito comum, principalmente em crianças, mas todos nós podemos ter um em algum momento da vida.

Como se trata de uma infecção bacteriana, considerar certas medidas pode ajudar a evitar o seu aparecimento e a garantir a nossa saúde ocular, principalmente se alguém próximo a nós teve este problema recentemente. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você como prevenir um terçol seguindo algumas recomendações básicas.

Também lhe pode interessar: O que é o terçol
Passos a seguir:
1

A causa mais comum do aparecimento de um terçol é a infecção por estafilococo, que costuma ocorrer quando temos o hábito de tocar constantemente nos olhos com as mãos sujas. Apesar do estafilococo viver na nossa pele, quando prolifera de forma excessiva pode causar infecções importantes, por isso controlar certos hábitos e manter a higiene é fundamental.

Deste modo, a primeira recomendação para prevenir um terçol é evitar esfregar os nossos olhos com as mãos, principalmente se elas não estiverem limpas. Este hábito pode dar lugar também ao aparecimento de conjuntivite bacteriana, razão pela qual é fundamental aprender a controlar.

Como prevenir um terçol - Passo 1
2

Manter as mãos limpas é o segredo para reduzir a possibilidade de sofrer infecções bacterianas de qualquer tipo, inclusive oculares. Com as nossas mãos tocamos no rosto ou pegamos em alimentos, mas também a usamos para manipular objetos cheios de bactérias como o dinheiro e as moedas ou para limpar as nossas partes íntimas depois de ir ao banheiro. A única forma de reduzir a presença de microrganismos nas mãos é lavando-as com frequência com água e sabão durante pelo menos 30 segundos.

Como prevenir um terçol - Passo 2
3

Uma das dicas para prevenir o contágio de infecções é adquirir o hábito de não compartilhar objetos de uso pessoal. No caso de um terçol é muito importante evitar compartilhar todos aqueles artigos que podem estar perto dos nossos olhos, por exemplo as toalhas, os óculos ou lentes, os colírios oculares, a maquiagem e cosméticos e inclusive cachecóis e lenços. Esta medida é especialmente recomendável se alguém em casa estiver com um terçol; não se esqueça que são contagiosos se não tomarmos as medidas adequadas.

Como prevenir um terçol - Passo 3
4

Este problema também pode aparecer quando as glândulas sebáceas das pálpebras se obstruem devido à acumulação de gordura ou sujeira. Por isso, uma das recomendações a considerar para prevenir um terçol é manter o rosto adequadamente limpo, principalmente se tiver a pele oleosa e acne.

Neste tipo de pele é mais comum que o sebo se forme também na zona das pálpebras, o que aumenta a possibilidade de sofrer desta condição. Se o seu tipo de pele for oleosa, no nosso artigo como limpar a pele oleosa explicamos a forma de a manter perfeita.

Como prevenir um terçol - Passo 4
5

No caso das mulheres é fundamental retirar sempre a maquiagem dos olhos antes de ir dormir. Não eliminar apropriadamente a maquiagem desta delicada zona poderia levar a que os cosméticos se acumulem nas glândulas das pálpebras originando, com o tempo, um terçol ou infecção ocular.

Além disso, é importante usar um produto adequado para a zona ocular. Se não tiver nenhum pode optar por uma alternativa natural; no nosso artigo como fazer um demaquilante de olhos caseiro damos uma boa solução.

Como prevenir um terçol - Passo 5
6

Se você usa lentes de contato é fundamental manter uma adequada higiene ao utilizá-las e manipulá-las. Para começar elas deverão estar sempre em uma solução adequada que as mantenha esterilizadas; ao mesmo tempo é conveniente usar só durante o tempo indicado pelo fabricante, ou seja, se uma lente for para 1 dia, 1 mês ou 6 meses de duração, não ultrapasse esse tempo.

Também não convém utilizá-las muitas horas por dia, pois isto poderia originar irritação e incômodos oculares. Por último, mas não menos importante, deverá lavar sempre muito bem suas mãos antes de colocar ou tirar as lentes; isso fará a diferença na hora de prevenir um terçol e todo o tipo de infecções oculares.

Como prevenir um terçol - Passo 6
7

Mas o que fazer quando o terçol já apareceu? Em umComo.com.br damos a você várias soluções para que esta protuberância desapareça o quanto antes, por isso convidamos você a ler os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir um terçol, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como prevenir um terçol

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir um terçol
1 de 7
Como prevenir um terçol

Voltar ao topo da página