Partilhar

Como produzir mais leite materno

Por Perla Rossetti. Atualizado: 14 junho 2017
Como produzir mais leite materno
Imagem: the-pregnancy.net

Os remédios são a última saída para produzir mais leito materno já que eles apresentam efeitos colaterais para a mãe e bebê. Lidar com o estresse, cansaço físico, tireóide e até o jeito que o lactante pega a aréola do seio é o meio mais seguro de resolver o problema. No umComo.com.br você descobre como identificar as causas e estimular a lactação com descanso, alimentação e observação dos sinais do corpo.

Também lhe pode interessar: Como saber se o leite materno está acabando

Ataque as causas físicas e psicológicas

Existem várias razões para não produzir leito materno suficiente e nem sempre o problema é a própria mãe. Algumas vezes ela tem a impressão de que precisa de mais leite para alimentar o bebê, mas só o pediatra pode confirmar isso conferindo o peso e crescimento do bebê e decidir, em último caso, pela complementação da amamentação com fórmulas de leite.

Outras vezes, de fato, enfrentam causas físicas como disfunção da tireóide ou então emocionais como ansiedade. Sendo que ambas condições interferem no funcionamento do seu corpo.

No entanto, apenas 2% das mulheres apresentam reais causas físicas que as impedem de ter leite na quantidade adequada.

Geralmente, o maior problema não é produzir o leite e sim tirá-lo do seio, ou seja, como realizar a amamentação. Quanto mais o bebê mamar, mas leite a mãe produzirá. Isso só não ocorre quando os seios estão machucados e doloridos, com fissuras mamárias ou mastite, que bloqueiam a saída do leite, ou caso o bebê use muita chupeta e não tenha desejo de mamar. Se isso acontece, o corpo e o cérebro da mãe não recebem a mensagem de que deve preparar mais leite e assim por diante.

Outro aspecto psicológico que influencia o corpo é o fato de que, às vezes, o corpo da mãe ainda não se adaptou à nova rotina de horários, noites em claro, e esforço físico constante que fazem parte da nova vida com a chegada do bebê. Mas é claro que, problemas hormonais e cirurgias de redução de seios também podem ocasionar dificuldades em produzir o leite.

Alimentação e repouso estimulam a lactação

Mesmo com a nova e agitada rotina de noites em claro em atenção às demandas do bebê, a mãe precisa descansar e manter uma dieta pós parto rica em alimentos que auxiliam uma lactação saudável. Sem isso e descartados os problemas de saúde e psicológicos, ela realmente não consegue produzir leite suficiente.

Beba muita água diariamente e cheque se a sua urina está clara. Se a resposta é positiva, muito bem, sinal de que os rins estão funcionando bem e você está hidratada, o que é fundamental no período de amamentação.

Invista em refeições com bastante arroz integral, aveia, milho, beterraba, cenoura e espinafre. Você também pode comer amendoins, nozes e frutas como banana, coco, figo, maçã, mamão, pera e uva.

Leite de Castanha-do-Pará ou de amêndoas, além de chás como o funcho e o de erva-doce são boas opções. Porém, antes de tomar outras infusões, consulte seu pediatra que indicará outras ervas recomendadas para amamentação.

E evite a todo custo alimentos condimentados, bebidas gaseificadas e alcoólicas que geram cólicas nos bebês.

Como produzir mais leite materno - Alimentação e repouso estimulam a lactação
Imagem: SXC

Ofereça o seio quantas vezes o bebê precisar

A relação simbiótica da mãe e do bebê no momento da alimentação também auxilia a produção de mais leite. Quando a mãe vê seu rebento satisfeito sugando o seio, seu cérebro recebe uma mensagem de que está tudo indo bem, e ela continua produzindo o líquido.

Por isso é tão importante que a mãe busque esse contato com o bebê dando atenção especial a forma que ele abocanha a aréola. Em caso de dúvidas, procure ajuda de um especialista na maternidade ou num banco de leite.

Permita que o bebê mame à vontade. Coloque um pingo de leite ao redor do bico do seio para atrair sua atenção e reveze entre as mamas do lado direito e esquerdo.

Tire leite entre as mamadas e reserve para outros dias em que o bebê estiver mais faminto, o que é normal em alguns estirões de crescimento. Faça compressas mornas e massagens circulares nos seios seios que vazios serão estimulados a produzir mais leite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como produzir mais leite materno, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Além de um ato humano, a amamentação permite o crescimento sadio do seu filho. Você concorda? Então conte como esse artigo a ajudará nesse momento da sua vida e continue acompanhando o umComo.com.br para saber tudo sobre amamentação e família.

Escrever comentário

Como produzir mais leite materno
Imagem: the-pregnancy.net
Imagem: SXC
1 de 2
Como produzir mais leite materno

Voltar ao topo da página