Como proteger a garganta do frio

Como proteger a garganta do frio

A nossa garganta é exposta todos os dias a inúmeras agressões de agentes externos. Durante os dias de mais frio é importante que redobre os cuidados para evitar doenças e infeções. A dor de garganta é um doença com mais incidência em períodos frios, habituais no inverno, tendo como principais causas vírus e bactérias. O incômodo que sente está quase sempre relacionado com a inflamação das amígdalas, da faringe ou da laringe. Quando o frio aperta, se proteja, use um cachecol quando sair de casa. Isto ajuda a suportar as diferenças de temperatura que o seu organismo sofre nestes dias. O umComo mostra-lhe como proteger a garganta do frio, para conseguir evitar as aborrecidas dores de garganta.

Passos a seguir:
1

Evite respirar pela boca, tentando sempre que possível e seja confortável respirar pelo nariz. Quando a respiração ocorre pela boca as mucosas desta região secam facilmente e isso permite que as bactérias penetrem e se desenvolvam com facilidade. A dor de garganta tem como principais causas vírus e bactérias. O incômodo que sente está geralmente associado a inflamação das amídalas, da faringe ou da laringe. O tempo frio e seco é propício a desencadear doenças respiratórias, sendo a dor de garganta uma das mais comuns.

2

Para proteger a garganta do frio deve consumir alimentos ricos em vitamina C e zinco.Alimentos ricos em vitaminas e minerais ativam o sistema imunológico. Frutas cítricas, legumes, peixe e grãos são alguns alimentos recomendados que ajudam a combater a gripe e infeções.

3

Beba bastante água para manter a garganta sempre hidratada. A hidratação é fundamental para prevenir inflamações. Por dia deve beber no mínimo dois litros de água em temperatura ambiente.

Deve evitar beber bebidas alcoólicas e com cafeína e fumar. Estes comportamentos enfraquecem o sistema imunitário e deixam a gargante frágil e susceptível a inflamações. A fuma-se pode provocar irritação na garganta, o que pode levar à irritação da membrana que cobre a garganta. Com a garganta mais frágil, o frio terá mais facilidade em atacar.

4

Bebidas quentes são habituais no inverno, mas sabia que tem de ter cuidados com a temperatura dos líquidos que ingere? Líquidos muito quentes como café e chás são prejudiciais para a sua garganta, agredindo a mucosa da boca e o trato laríngeo.

5

Agasalhe-se bem, sem sufocar. É importante que mantenha a temperatura corporal e que não coloque o seu corpo em grande choque térmico. No inverno opte por cachecóis para proteger a zona da gargante de grandes diferenças de temperatura.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como proteger a garganta do frio, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.