Partilhar

Como reaproveitar água

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como reaproveitar água
Imagem: revistam2.com.br

Em tempos de crise hídrica e escassez de água potável é bom reconsiderar a ideia de reaproveitar, poupar e preservar água, é certo que alguns dos métodos exigem tempo e dinheiro, o que também pode estar escasso. Mas neste artigo vamos apresentar algumas dicas simples de como reaproveitar a água seja ela proveniente da máquina de lavar, chuveiro, pia de cozinha e da chuva, por meio de métodos que não necessitam de muito tempo livre ou dinheiro.

Também lhe pode interessar: Como construir um reservatório de água

Como reaproveitar água da maquina de lavar roupas

A água proveniente da máquina de lavar tem sua utilidade, em todos os seus estágios desde os primeiros ciclos de lavagem. Os primeiros ciclos da maquina despejam uma água com maior quantidade de sabão, amaciante e um pouco de sujeira e por isso deve ser utilizado para lavar o quintal ou usar como descarga em no máximo 2 dias. O último ciclo da máquina despeja uma água praticamente limpa, que é a que foi usado na centrifugação, e pode ser usado para regar as plantas ou até mesmo para limpar a sua maquina. Dependendo do modelo da maquina dá até para despejar essa água novamente pela bombona.

Outra dica na questão da lavagem, caso pretenda reaproveitar a água da maquina de lavar roupas é separar as roupas por grupos de lavagem começando pelas roupas menos sujas e depois as mais sujas, assim separando a qualidade das águas que serão despejadas, desta forma você pode utilizar cada uma de acordo com a sua finalidade. Por exemplo: a água despejada dos grupos de roupas mais limpas podem ser utilizados em tarefas que necessitam de água um pouco mais limpa. E a água despejada dos grupos de roupas mais sujas para tarefas que não necessitam de água tão limpa assim, de qualquer forma a água estará impregnada de sabão e amaciante, deixando-a ideal para tarefas de limpeza.

Como reaproveitar água - Como reaproveitar água da maquina de lavar roupas
Imagem: g1.globo.com

Como reaproveitar água a partir da água da chuva

A água da chuva, por mais que não seja potável também tem sua utilidade, pode ser usada para lavar o quintal, caçadas, pode ser usada na descarga e até para regar plantas. Isso já depende da região em que você mora, se for no centro de uma cidade grande não é recomendado, caso haja muita poluição no ar a água da chuva pode estar poluída também, de qualquer forma, existem métodos para retirar as substancias nocivas a sua saúde ou das suas plantas por meio de dessalinização.

Caso você more em uma casa, o ideal é utilizar a calha do telhado para recolher a água, pode ser colocando um balde ou um tanque, grande e com uma torneira para reutilizar a água da chuva.

Como reaproveitar água - Como reaproveitar água a partir da água da chuva
Imagem: sampexdesentupidora.com.br

Como reaproveitar água da pia da cozinha

Atenção ao reaproveitar água a partir da lavagem de louças, pois na maioria das vezes a água fica engordurada, e não é essa a água que queremos. A água que queremos reaproveitar é a de lavagem de frutas por exemplo, ou qualquer alimento ou louça que não esteja engordurada, afinal a água engordurada não tem potencial de reaproveitamento.

Como reaproveitar água - Como reaproveitar água da pia da cozinha
Imagem: ecodesenvolvimento.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reaproveitar água, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como reaproveitar água

Como reaproveitar água
Imagem: revistam2.com.br
Imagem: g1.globo.com
Imagem: sampexdesentupidora.com.br
Imagem: ecodesenvolvimento.org
1 de 4
Como reaproveitar água

Voltar ao topo da página