Como reconhecer o infarto agudo do miocárdio

Como reconhecer o infarto agudo do miocárdio
Imagem: cuidadoysalud.com

O infarto agudo do miocárdio (IAM), também conhecido como ataque do coração, apresenta-se quando por um tempo determinado deixa de ter fluxo sanguíneo devido a um bloqueio das artérias coronárias, por isso, deixa de se transportar sangue e oxigênio para essa parte do coração, o que provoca o dano ou a morte das células cardíacas. É de vital importância o diagnóstico e o tratamento precoce. Por isso, em umComo.com.br explicamos como reconhecer o infarto agudo do miocárdio.

Passos a seguir:
1

O sintoma que todo mundo ouve falar é o da dor precordial. É característico que a dor se inicie na zona retroesternal (depois do esterno) e que chegue a irradiar-se para um braço (de predominância o esquerdo), a garganta, o pescoço e, inclusive a área mandibular. Caracteriza-se por ser intensa e durar entre uns 30-45 minutos.

2

O aparecimento agudo do ataque de coração pode ser apresentado em forma de ansiedade intensa provocando dispneia, isto é, dificuldade para respirar, suor abundante e palpitações ou sensação do batimento cardíaco em uma zona localizada.

3

O paciente pode ter sensação de tontura ou náuseas e pode-se detectar palidez cutânea (pele esbranquiçada) ou presença de vômitos.

4

Fazendo uma avaliação dos sinais vitais, podem-se detectar na maioria dos casos: hipertensão, taquicardia e temperatura elevada.

5

É aconselhável erguer ao paciente que está sofrendo um IAM de acordo com sua tolerância. Ainda que a dor não desapareça, facilitará a passagem de ar e prevenirá a broncoaspiração em caso de vômitos. Sempre que se detecte qualquer um destes sintomas, ligue para o 193 sua atuação é vital.

6

Consulte o artigo Como prevenir o infarto agudo do miocárdio para obter mais informação úteis a respeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer o infarto agudo do miocárdio, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.