menu
Partilhar

Como reconhecer sintomas catatônicos

Como reconhecer sintomas catatônicos

Quando falamos de sintomas catatônicos, referimo-nos fundamentalmente a dificuldades na atividade motora. Isto é, a pessoa que apresenta sintomas catatônicos mostra certas expressões faciais e aspectos em sua atividade motora que permite elucidar facilmente que nos encontramos perante este tipo de sintomas. Os sintomas catatônicos podem ser apresentados em vários transtornos, tais como, episódio maníaco, episódio depressivo maior, episódio misto, esquizofrenia, etc. As consequências que esses tipos de sintomas acarretam podem ser, entre outras, má nutrição, esgotamento e autolesões. A seguir, mostramos-lhe como reconhecer sintomas catatônicos.

Também lhe pode interessar: Como reconhecer uma pessoa bipolar
Passos a seguir:
1

Imobilidade motora. Esta pode ser manifestada pela catalepsia ou pelo estupor. O corpo mantém uma postura rígida, bem como seus membros mantêm-se com absoluta rigidez. Isto é, a pessoa fica absolutamente quieta. Se, por exemplo, movemos um braço da pessoa, este vai ficar na posição em que nós o colocamos. A pessoa parece desligada do mundo exterior sem poder responder aos diversos estímulos externos.

2

Atividade motora excessiva. A pessoa que sofre sintomas catatônicos, também pode apresentar uma excessiva atividade motora, que se caracteriza por não ter um propósito. Isto é, parece não estar direcionada a nenhum fim. Ao mesmo tempo, essa atividade não é influenciada por estímulos externos, isto é, não ocorre em resposta a algo que se apresenta no âmbito em que a pessoa se desenvolve.

3

Negativismo extremo. Isto se relaciona com uma resistência incompreensível perante qualquer ordem dada à pessoa. Se pedirmos à pessoa que mova ou que mude de posição, não vamos receber nenhum tipo de mudança. Este negativismo extremo também se manifesta através da manutenção de uma postura rígida que impede que a movamos. Por exemplo, em alguns casos, é impossível tentar movê-los devido à rigidez na qual se mantêm.

4

Movimentos voluntários. A pessoa pode adotar posturas voluntárias caracterizadas por sua particularidade, seja por sua estranheza ou pela situação inadequada resultante. Também, são frequentes os movimentos estereotipados, isto é, movimentos repetitivos que não têm uma função concreta, como por exemplo, o balanço do corpo ou da cabeça. Outra característica destes tipos de movimentos é a gesticulação exagerada.

5

Ecolalia ou ecopraxia. Quanto à ecolalia, esta caracteriza-se pela repetição contínua e sem sentido das palavras que dizem as outras pessoas. A pessoa costuma repetir incessantemente o que lhe dizem sem obter outro tipo de resposta. Por outra parte, também é comum a ecopraxia. Esta caracteriza-se pela repetição dos movimentos realizados por outra pessoa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer sintomas catatônicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se você acha que alguém sofre de sintomas catatônicos, encaminhe-o para uma consulta com um especialista.

Escrever comentário

1 comentário
ana cristina
sinto - me algumas vezes som uma tristeza desmedida em que quero chorar e não consigo. a ultima vez qiue me aconteceu fiquei imovel sem me mexer e com as pupilas dilatadas chamaram os bombeiros falei com mais do que um medico mas não me melembra de nada a não ser com o que falei em ultimo em que ja me conseguia sentir ., ouvir e responder . ainda não sei o porque deste episodio e o meu psiquiatra diz-me que tenho que estar atenta aos sinais e perceber o porque desta(s) situações

Como reconhecer sintomas catatônicos
Como reconhecer sintomas catatônicos

Voltar ao topo da página