Partilhar

Como reconhecer uma crise de ansiedade

Como reconhecer uma crise de ansiedade
Imagem: womenshealth.taconeras.net

O transtorno de ansiedade é a associação de sentimentos de medo, preocupações e estresse que em situações limites originam o aparecimento de um quadro clínico agudo que denota, para si mesmo e para os outros, uma situação de saúde grave. A ansiedade é mais comum em mulheres do que em homens e sua origem pode ser genética ou pelo aparecimento de um fator que provoque estresse/pânico na pessoa. Em umComo.com.br queremos ajudar você a reconhecer uma crise de ansiedade e por isso oferecemos a seguinte informação.

Também lhe pode interessar: Como agir diante de uma crise de ansiedade
Passos a seguir:
1

O sintoma mais chamativo é a respiração rápida, a pessoa sente falta de ar, manifesta sensação de afogamento e respira de forma muito rápida apenas pela boca. Não tem de se preocupar, a dificuldade respiratória não tem nenhuma origem fisiopatológica grave, nesta situação deve-se lembrar a pessoa que inspire pelo nariz e expire pela boca de forma cada vez mais pausada.

2

Durante a crise de ansiedade a pessoa pode sentir que o coração bate muito rápido e ao pôr a mão em seu peito esquerdo é possível sentir as pulsações. É possível que a pessoa com crise sinta uma leve pressão no peito devido ao esforço da musculatura torácica durante a dificuldade respiratória.

Como reconhecer uma crise de ansiedade - Passo 2
Imagem: portaldaglobo.com
3

Caso se tente tomar o pulso manualmente, será percebido um aumento da frequência cardíaca (taquicardia). Durante um processo estressante onde a respiração não é normal, o coração aumenta seu trabalho pela descompensação respiratória. O batimento voltará à normalidade quando a crise tiver cedido.

4

A despesa energética durante as respirações aceleradas e a sensação de ansiedade podem produzir sensações tais como sudorese, aumento da temperatura (rubor), tremores, calafrios e enjoo.

5

De forma associada e com características menos agudas a pessoa pode sentir dificuldade para engolir alimentos e líquidos, apresentar diarreia e sensação iminente de urinar frequentemente.

6

Será importante manter a pessoa calma para suavizar o ataque de ansiedade, bem como também é recomendável conhecer o tratamento para o ataque de ansiedade para saber como agir caso ocorra.

Leia também: Formigamento na cabeça pode ser ansiedade? - Entenda os sintomas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer uma crise de ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como reconhecer uma crise de ansiedade

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Elaine marto Morgado
A crise de ansiedade e pãnico afeta diretamente o coração isso pode gerar doenças cardíacas graves é necessário averiguar com cardiologista?
Marisa Dias
Um pessoa com muita tendência para crises de ansiedade e que quando tal se manifesta, revela comportamentos agressivos. Encontra-se actualmente a fazer medicação por aconselhamento psiquiátrico mas sem qualquer apoio psicológico. Pergunto se com o continuar da medicação e sem álcool à mistura, este problema pode ser resolvido de vez, ou mesmo assim, essas crises poderão voltar a repetir-se. OAgradeço, desde já, a atenção para esta questão.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Marisa, em casos de crises de ansiedade é recomendável ter um apoio psicológico para além da medicação. Mesmo com tudo isso, a pessoa pode sempre ter uma crise de ansiedade, pode não ser tão frequente mas pode acontecer. Pode experimentar recorrer a outras técnicas como a acupuntura, pode ser que resulte com você. Nesse link você pode ver quais são os benefícios da acupuntura: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-os-beneficios-da-acupuntura-3815.html Espero ter ajudado e continue a acompanhar-nos :)

Como reconhecer uma crise de ansiedade
Imagem: womenshealth.taconeras.net
Imagem: portaldaglobo.com
1 de 2
Como reconhecer uma crise de ansiedade

Voltar ao topo da página