menu
Partilhar

Como reconhecer uma pessoa hipocondríaca

Todos já ouvimos falar alguma vez de pessoas hipocondríacas ou de hipocondria. As pessoas que sofrem de hipocondria costumam ter a convicção de ter uma doença, que normalmente, trata-se de doenças que não são graves. Deste modo, interpretam sintomas que elas sentem que têm, como consequências de um mal maior. Quando estas pessoas consultam o médico, ou mesmo depois de uma examinação física e dos exames correspondentes, não encontram nenhum tipo de evidência de que ali se está a desenvolver algum tipo de doença. A hipocondria é algo bastante frequente na nossa sociedade atual e basta perguntar aos nossos familiares para encontrar alguém que sofra dela. É por isso, que consideramos importante, explicar alguns sinais que nos permitem reconhecer uma pessoa hipocondríaca.

Também lhe pode interessar: Como lidar com pessoas hipocondríacas
Passos a seguir:
1

Preocupação e medo. A pessoa que sofre de hipocondria, tem uma preocupação excessiva e um medo profundo de sofrer de algum tipo de doença. Isto leva a que qualquer sinal ou sintoma que esteja presente a convença de que efetivamente esteja perante uma doença física. No entanto, depois de consultar um médico especialista e depois de se fazer exames pertinentes, confirma-se que não sofre de nenhum tipo de doença. Apesar desta confirmação, a preocupação persiste.

2

Sintomas. As pessoas hipocondríacas têm uma série de preocupações, muitas das quais têm a ver com: aumento do batimento cardíaco, suor excessivo, tosse, feridas menores. Mas também é comum ouvir que a pessoa descreva sintomas bastante confusos e subjetivos tais como, dor nas veias ou coração cansado.

3

Doenças. A preocupação que a pessoa sente é tão grande, que tenta procurar uma resposta dentro de uma doença. Está convencida que o que acontece é real e que tem uma explicação médica, pelo que passa grande parte do tempo tratando de encontrar a causa da mesma e a gravidade do caso. A sua vida começa a ter sentido em função desta situação e pouco a pouco, começa a ser o centro da sua rotina.

4

Vida diária. Esta situação leva a um deterioramento da vida social, de trabalho e familiar da pessoa. É comum, que nestes casos a pessoa meta baixa no trabalho por doença. Também pouco a pouco, a pessoa vai-se isolando no seu sentimento da doença, o que leva a um isolamento social e familiar. Inclusive, com o tempo, tendem a abandonar todo o tipo de atividades que antes realizavam.

5

Início. Geralmente, a hipocondria costuma iniciar-se durante a idade adulta. Para poder determinar que efetivamente se trata de hipocondria, as características anteriormente mencionadas costumam apresentar-se durante um período de pelo menos 6 meses. O curso que tem costuma ser até à cronicidade, se bem que existem períodos menos intensos, são poucos os casos em que as pessoas recuperam totalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer uma pessoa hipocondríaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se pensa que alguém sofre de hipocondria, consulte um especialista.

Escrever comentário

4 comentários
Ana Paula
Sofro de Hipocondrismo faz um bom tempo. Choro todos os dias. Tenho pensamentos e ruminaçao, digo, perturbação obsessiva e destrutiva. Sou uma morta-viva. Todos me criticam e falam que eu dou piti e piripaques. Sinto dores físicas de verdade quando encasqueto com uma doença e nem o médico me falando que eu não tenho câncer eu não acredito...
A sua avaliação:
Gabriela Fernanda Silva
Estou muito triste,pois tenho varias doenças(confirmadas em exames)e que dão alterações e acabam doendo meu corpo,e tem medico(a) incompetente que fala que eu tenho essa doença,sabendo que tenho a comprovação dos meus problemas fisicos nos exame.Quando nos temos uma doença que nao esta tratando ela costuma doer certo? E por eu comentar isso tomo essa ofensa grave contra mim..>Vou denuncia-los!
BIANCA DE ALMEIDA LANE
Eu estou sofrendo disso, tudo eu imagino ser algo bem pior do que realmente é, isso está tirando meu sono e acabo por sentir sintomas imaginários tenho consciência disso mas as vezes não consigo controlar. É muito triste ser assim!
Andreza
Bianca, se você diz ter consciência disso procure uma terapia. Falar a respeito, conversar é importante. Vai dar certo!
giovana
eu tbem sinto assim
Ana Paula
Oi Bianca, tb sofro exatamente tudo isso que você descreve. Sou hipocondriaca. Choro todos os dias. Tenho pensamentos persistentes de doenças, perturbações patológicas e obsessões por doenças. Todas muito graves como cânceres.
Sinto fisicamente os sintomas da doença que eu encasquetei na cabeça e mesmo que o médico diga que eu não tenho nada eu não fico satisfeita.
Fernando Pais
Gostei imenso deste artigo. Julgo enquadrar-se em pessoas da minha família. Obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernando, obrigada pelo seu comentário! Continue nos acompanhando :)

Voltar ao topo da página